segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FESTA DO BARRO QUINTO BEC.

Neste domingo foi realizada a tradicional FESTA DO BARRO, no distrito do 5º BEC, em Machadinho do Oeste. A tradicional festa anual, e promovida pelo senhor João Batista, morador pioneiro do distrito, que iniciou a tradição por brincadeira, nos tempos em que as ruas do distrito eram todas de terra batida, e na época das chuvas, o que hoje é um passatempo e diversão da juventude, era a realidade de todos os dias. No inicio desta localidade, nós os antigos moradores, viviamos todas as dificuldades inerentes a 6 meses de chuvas diuturnas, que provocavam atoleiros gigantescos e  nos obrigava a cavar horas a fio para poder retirar os automóveis atolados.
Que bom que as coisas mudaram para melhor e hoje a pista é molhada a exaustão para que os carros atolem por divertimento. A juventude e os não tão jovens assim se fizerem presentes as centenas para curtir o som na alturas, exibicionismo de motociclistas empinando suas "máquinas"  e muita camaradagem entre os presentes. Que o distrito possa ser emancipado com a maior brevidade possível pois aquele povo hospitaleiro merece que a sua localidade progrida e se tranforme em um municipio pujante. Esse é o desejo do vereador Amauri Valle.

domingo, 30 de outubro de 2011

PARA CONTEMPLAR A BELEZA DAS IMAGENS

Depois de um incêndio florestal no Parque Nacional de Yellowstone, guardas florestais começaram a sua caminhada até uma montanha para avaliar os danos do inferno, e encontraram um pássaro literalmente petrificado em cinzas, empoleirado no chão, na base de uma árvore. Um pouco enojado com a visão misteriosa, ele derrubou o pássaro com uma vara. Quando ele bateu nela delicadamente, três filhotes minúsculos correram sob as asas de sua mãe morta. A mãe amorosa, em plena consciência do desastre iminente, tinha levado seus filhos para a base da árvore e reuniu-os debaixo das asas, instintivamente sabendo que a fumaça tóxica subiria. Ela poderia ter voado para a segurança, mas se recusou a abandonar seus bebês. Em seguida, o incêndio chegou e o calor tinha queimado seu corpo pequeno, a mãe havia permanecido firme... Porque ela tinha se disposto a morrer, assim que aqueles sob a cobertura de suas asas viveriam. "Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas você encontrará refúgio". (Salmo 91:4) Minhas instruções foram para enviá-lo para as pessoas que eu queria que Deus abençoasse e eu escolhi vocês. Por favor, passem esta mensagem as pessoas que você quer  abençoar. Tempo não espera por ninguém. Valorize cada momento que você tem.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PREFEITO GARANTE RECURSOS PARA CAPELA MORTUÁRIA.

Os vereadores AMAURI VALLE e Ezequiel Junior, acompanhados do presidente da Câmara, em reunião hoje à tarde, com o prefeito Mário Alves, que veio acompanhado do secretário de finanças, Sr. Admilson Tangará e do gerente de Orçamento, Servidor Silvio  do Couto (galera), ouviram dos vereadores a cobrança dura  para que seja disponibilizado de imediato a quantia de R$ 100, 000,00 (cem mil reais) para dar inicio as obras de construção do mortuário municipal, cujo projeto vem se arrastando desde o ano de 2009, sem solução até o presente momento. Após as discussões, o prefeito alegando a necessidade de fechar o ano e utilizar o dinheiro e o orçamento para concluir os serviços de encascalhamento das linhas entregue pelo FHITHA e as de responsabilidade do município no acordo com o INCRA, para a entrega da patrulha mecanizada, solicitou que fosse concedido um pouco mais de prazo para disponibilização dos recursos.
Os vereadores entendendo o pedido do prefeito, acordaram e o prefeito  Marinho, afiançado pelo secretário de fazenda e gerente de orçamento, avalizou com sua palavra de prefeito  que até meados do mês de fevereiro de 2012, estará disponível na conta a importância acordada para que os membros da LOJA MAÇÔNICA PEDREIROS DE MACHADO Nº 27, dêem  inicio aos trabalhos de construção do prédio destinado e velar os falecidos, levando um pouco mais de conforto as famílias enlutadas.  A obra de aproximadamente 250 m2 de qualidade e funcionalidade, constará com duas salas para velório, banheiros, quarto de descanso, cozinha, sala de atendimento médico, área  de circulação, e será construída em terreno ao lado do postinho Izaias, na Av. Diomero Moraes Borba com Tangará, que certamente será de grande valia e atenderá as necessidades da população por muitas décadas.

Capela mortuária de Machadinho do Oeste

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NOSSA ASSEMBLÉIA.



23102011-121939-imp_23_10_pagina5.jpg
Fonte: http://www.rondoniagora.com.br/


O TRABALHO DE NOSSOS PARLAMENTARES



23102011-131710-imp_23_10_pagina_centrais.jpg
fonte: http://www.rondoniagora.com.br/


PROMOTOR ARQUIVA DENUNCIA ANONIMA CONTRA CÂMARA.

O promotor de Justiça Dr. Anderson, arquivou a denúncia anônima efetuada ao ministério público estadual, sobre possíveis irregularidades na aquisição do terreno onde está sendo construido o novo prédio do Legislativo Municipal. A sede do legislativo Municipal, um prédio moderno, funcional e prático, com 15 gabinetes, em razão da nova composição para o próximo pleito, onde será dado posse a 13 vereadores  e provavelmente  15 vereadores  para o pleito de 2016. O novo prédio iniciativa da mesa diretora do primeiro biênio ( Amauri, Ezequiel, Leomar, Estácio, Ilda.
ABAIXO CÓPIA DOS DESPACHOS PROMOTOR SOBRE A  DENÚNCIA.









 


domingo, 23 de outubro de 2011

AS NOVAS PEDAGOGAS DO 5º BEC

Neste sábado, dia 22, tive a honra e o prazer de ser o PARANINFO da  das alunas do curso de Pedagogia da Unitins, do distrito de 5º BEC, que receberem o seu tão sonhado e esperado diploma universitário. Na mesa, estava o secretário de educação, como Patrono, o vereador Ronaldinho representando o Prefeito que não compareceu, e o vereador Nilton César, além do diretor da escola Valdomiro de Oliveira. Foi uma belíssima festa de formatura, tudo muito bem organizado pelas alunas e pelo senhor Paulo César. Foi bonito ver a emoção daquelas jovens senhoras, recebendo o diploma que lhes abriu as portas do conhecimento e da independência intelectual tão necessária ao nosso povo.
Paraninfo, geralmente escolhido entre os professores que se destacam  e que profere a última aula da turma. Coube-me a honraria, de proferir algumas palavras para os formandos: Pedagogo, surgida na antiga Grécia - sempre a Grécia- que deriva das palavras  paidé - criança e agogé - condutor,, ou seja: condutor de crianças. Etimologicamente significava o escravo que com sua lanterna conduzia os jovens gregos de até 14 anos, ao pedagogium para o ensino das ciências. Hoje o pedagogo não é mais escravo, mas vai continuar com a sua lanterna que emana a luz da sabedoria, do conhecimento, da paciência e do entendimento para conduzir nossas crianças pelos primeiros anos da vida.  É o pedagogo que irá plantar as bases do alicerce que será utilizado para a construção do edifício do saber. Para mim uma das  mais importantes profissão, pois todos, absolutamente todos os homens e mulheres, que almejam o conhecimento como ferramenta de crescimento material, social e espiritual,  foi, é e será sempre iniciado por  pedagogo. A vocês mulheres do quinto BEC, que sorriram e choraram, nesta que foi uma noite muito especial, desejo sucesso, muito sucesso na nova profissão que escolheram e que sejam  a lanterna que iluminará os caminhos a serem percorridos por nossos filhos, na longa estrada do conhecimento.
Amauri Valle
Vereador

sábado, 22 de outubro de 2011

Relembrando - Jantei com o governador.

Fui convidado para participar do jantar em homenagem ao governador eleito Confúcio Moura, os deputados eleitos, e os atuais deputados da assembléia legislativa de Rondônia. O jantar foi realizado em porto velho no restaurante do Aquárius hotel.
Fui ao evento com o meu amigo Edgar do Boi, foi ótimo poder conversar com o governador Confúcio Moura, e pedir a ele que não esqueça do nosso Machadinho ao assumir o  governo do Estado a partir de Janeiro 2011. Respondeu com a tranqüilidade que lhe é peculiar, "Vereador Amauri, você sabe que tenho uma grande consideração pelo seu trabalho e pelo prefeito Marinho,  pode ficar tranqüilo  que este governo vai olhar com carinho para Machadinho do Oeste e toda sua gente".
Tive a oportunidade de rever velhos amigos da assembléia Legislativa, Deputado: Neodi, Jesualdo Pires, Amauri dos Muletas, Lebrão, Ribamar, Ezequiel Neiva, Valter Araújo, Jair Miotto, Kaka Mendonça, Maurão etc, e conversar com os recém eleitos que são meus amigos, Deputado: Saulo, Adelino Follador, Lourival Amorim,  e ser apresentado para a Deputada Epifânia, que por sinal é  muito simpática, o Deputado Zequinha  Araújo, que  demonstrou ser um ser humano especial, por sua simplicidade, humildade, e alegria, além dos deputados Hermínio, Jean Oliveira, e Flavio  Lemos.
Foi  um momento especial, poder ouvir algumas palavras do Governador Confúcio Moura, que demonstrou toda a sua formação humanista, falando com tranqüilidade, calma e sabedoria,  que encantou até os deputados que já estão calejados na peleja.
O governador demonstrou que é um  político preparado e democrático, e ira fazer um ótimo trabalho na condução do estado, e terá uma assembléia parceira, nas palavras do deputado Neodi.
Algo que me impressionou foi o grande número de vereadores que foram eleitos neste pleito, de Porto Velho foram quatro, de  Ariquemes o Vereador Saulo,  de nova Mamoré a vereadora Ana da 8,  de Ji-Paraná o Vereador Marcos,  que foi eleito deputado federal, alem de outros que ficaram como suplentes ou foram muito bem votados.
Chegou à hora da Câmara de Machadinho do Oeste eleger o próximo prefeito desta cidade, e quem sabe no futuro um deputado federal, deputado Estadual,  os grandes políticos do estado  iniciaram a sua história pelo Legislativo Municipal. Esta câmara vai fazer história em Machadinho do Oeste.

PORQUE TOMO ÁGUA DA CAERD.

Depois que a atual gerente da CAERD, a senhora SILVANA, transferida de Ariquemes para gerenciar a unidade local, a empresa obteve um salto qualitativo e quantitativo sem precedentes na história de Machadinho do Oeste. Uma gerente preparada para o cargo de ocupa, sempre atenciosa com os consumidores que procuram à empresa, ao contrário do que acontecia em anos anteriores, quando o povo era maltratado, porque ousava reclamar que não tinha água em sua rua. Hoje a Senhora Silvana atende a todos com tranqüilidade, faz questão de mostrar os avanços da empresa em Machadinho do Oeste, e sempre solícita explica o porquê da falta de água na Rua, e o que está sendo feito para solucionar o problema. Parei de comprar água mineral a partir do  dia que fui visitar a unidade para tratar da falta de água em uma rua da cidade, fui levado  a conhecer o processo de tratamento da água que consumimos inclusive sendo mostrado os depósitos da nova estação, os materiais usados e a qualidade final da água de consumimos. Após verificar todos os processos, acompanhamentos e análises fisioquimicas realizados, me convenci que a água que chega a nossa residência é de excelente qualidade e após ser filtrada para retirar impurezas que podem ser adquirida no depósito que utilizamos, não existe motivos para que não seja consumida. Nesta tarde ao me dirigir aquela unidade,  para verificar os motivos da falta de água na Avenida Getúlio Vargas, me deparei com a gerente fiscalizando os trabalhos de limpeza e conservação da unidade,  foi solícita em explicar que a falta se devia a quebra de um registro que tinha  tinha acabado de chegar do torno e estava sendo montado para solucionar o problema,  passo continuo me mostrou o novo sistema que automatizou todo o processo de captação e tratamento da nossa água de cada dia, que fica na tela do computador mostrando em tempo real cada passo da operação. Informou que está quase concluído as instalações dos hidrômetros nas residências e comércios, e que em breve cada família ira pagar pelo que consumiu, o que a meu ver trará uma economia de no mínimo 30% referente ao que é atualmente desperdiçado entre a captação e o consumo. Parabéns a Gerente e aos servidores da CAERD, em especial ao senhor Alcides, genitor do Alcaide, que continua com a mesma simplicidade de sempre, não tendo mudado em razão do cargo que o filho ocupa, trabalhando como sempre em seu serviço diário naquela unidade de tratamento.
Que esta equipe continue trabalhando em prol da melhoria na qualidade de nossa água de cada dia, porque água de qualidade é qualidade de vida.
Amauri Valle
Vereador.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

URGENTE! NOVOS SECRETÁRIOS NA ADMINISTRAÇÃO.

Segundo informações recebidas neste instante, está em gestação nos bastidores da Prefeitura Municipal de Machadinho do Oeste, pronto para sair do "forno" uma nova turma de secretários municipais e adjuntos.Segundo consta em conversas de bastidores, a CHEFIA DE GABINETE SERÁ ASSUMIDA DEFINITIVAMENTE PELA SRª KATIUSKA SAMARONI, Adjunto de Obras, PARLOTI, e gerência de esportes "DECO" do Kariri. Pelos comentários ouvidos nas portas de "botecos" a secretária adjunta de obras, esta cuspindo fogo pelas "ventas", por ter realizado um ótima trabalho em relação ao projeto de Limpeza urbana e melhoria nas ruas dos Bairros mas afastados, e ficou sabendo que provavelmente será exonerada do cargo por conversas paralelas.
O Gerente de esportes, já tinha a sua exoneração esperada a algum tempo,  e o novo secretário de gabinete estava para ser nomeado desde o dia 01 de outubro de 2011. A senhora Katiuska Samaroni, secretária exclusiva do prefeito, tem acompanhado os seus trabalhos desde o inicio da gestão, inclusive o acampanhando em viagem a brasilia, para conhecer os deputados e senadores de rondônia, e com isso poder executar com maestria a sua delicada e espinhosa função de chefe de gabinete.
Aos que estão deixando os seus cargos, a sociedade agradece os bons serviços prestados, e aos que estão entrando, desejamos sucesso, muito trabalho  e dedicação, pois irão necessitar  para poder executar as novas funções de acôrdo com o que espera a sociedade.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SOU OU NÃO SOU.

          Que fato interessante se dá na política brasileira, - ou será com os políticos brasileiros?-. Vivem em eterna confusão e vivenciam durante toda à vida um grande dilema filosófico impossível de ser solucionado, pois o poder enebria.
Com as raras exceções, dos que se  eternizam nos partidos de origem, como Bianco no (DEM), Raupp e Marinha no (PMDB), Álvaro Dias  no (PSDB), Lula no (PT),  a maioria, é volúvel como uma  "baldracca", e  declaram todo o amor do mundo a quem prometer mais, esquecendo-se rapidamente da noiva que foi tão amada até casar, quer dizer o  eleitor até depositar o voto.
 Com isso o Brasil conseguiu a proeza de criar o sistema político mais governável do mundo. "Governável" porque aqui existe a única democracia  onde  oposição se confunde com  situação, todo mundo é a favor de quem está no poder, independente das medidas que vão ser tomadas.
Em razão disso, vemos algumas aberrações eleitorais que atrasam a sociedade pela perpetuação no poder de oligarcas cuja ideologia é o fisiologismo e oportunismo, esquecendo-se do povo que os elegeu  em especial neste parvo processo de eleições bianuais. Um cidadão bom de lábia se elege prefeito, e com o poder nas mãos geralmente consegue se reeleger fica no mandato um ano e três meses, e quer ser deputado.
 Eleito deputado, com a promessa de ajudar  muitíssimo o povo e o município declarando seu amor eterno até o dia da apuração dos votos.
Eleito deputado, toma gosto pela coisa, investe milhões para garantir a reeleição, porque é sempre mais difícil que a eleição, e novamente o  mesmo discurso, de ajudar o povo e o município, que os cidadãos não podem jamais votar em candidatos de outros lugares, porque é importante o povo ter um representante no estado, para "brigar" pelas emendas parlamentares, tão importantes para o bem estar da população.  Após muito trabalho, muito discurso, aperto de mãos abraços, alguns  “acepipes” e  muita grana,  consegue a tão almejada reeleição para  o Legislativo Estadual.  O povo fica feliz, o eleito mais feliz ainda, mas o tempo passa rápido, as coisas já não são as mesmas  e o eleito já tem outros planos, pois  o como deputado que poderia "ajudar o povo", o município  como o seu legítimo representante começa a se entediar com o parlamento. Quem sabe outro deputado de algum lugar distante não possa fazer o mesmo trabalho, ou o suplente  que  também é filho de Deus e precisa esquentar um pouquinho a cadeira. 
Agora vislumbrando um horizonte de muitas “oportunidades”, quer dizer, resolve sem consultar os eleitores, abandonar o  mandato recém assumido, - não tinha um compromisso com o povo?-, e, para salvar  este mesmo povo, solicita aquele apoio de sempre porque gostaria de ser prefeito. Afinal, é muito importante para a cidade e para o nosso bem estar   que nos unamos em torno do homem que tem poder para derrotar  "aquele"  que o povo que  não sabe votar elegeu, e teve a coragem de afrontar o "statuos quo" político local. 
Ainda bem que Machadinho do Oeste  tem um deputado eleito pelo povo, que luta incessantemente para conseguir recursos para melhorar nossa cidade.  É importante que nunca nos esqueçamos de que temos um deputado que elegemos para represantar nossa cidade,  trabalhar pelo povo e para o povo.
"Sonhei?"

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

OS DITADOS POPULARES DOS GAUCHOS, TCHÊ!


Alguns novos, outros nem tanto, mas todos retratando o charme, a classe, a delicadeza, a finura, a sensibilidade, a doçura, suavidade, amabilidade, elegância e o charme do linguajar gaúcho.

Ditados Gaúchos:


* Quieto no canto como guri cagado
* Mais ligado que rádio de preso
* Mais curto que coice de porco
* Firme que nem prego em polenta
* Mais nojento que mocotó de ontem
* Saracoteando mais que bolacha em boca de véia
* Solto que nem peido em bombacha
* Mais curto que estribo de anão
* Mais pesado que sono de surdo
* Mais amontoado que uva em cacho
* Mais perdido que cego em tiroteio
* Mais perdido que cachorro em dia de mudança
* Mais perdido do que cusco em procissão
* Mais faceiro que guri de bombacha nova
* Mais assustado que véia em canoa
* Mais por fora que surdo em bingo
* Mais sofrido que joelho de freira em semana Santa
* Feliz que nem lambari de sanga
* Mais ansioso que anão em comício
* Mais apertado que bombacha de fresco
* Mais apressado que cavalo de carteiro
* Mais arisca do que china que não quer dar
* Mais atirado que alpargata em cancha de bocha
* De boca aberta que nem burro que comeu urtiga
* Mais caro que argentina nova na zona
* Mais cheio que corvo em carniça de vaca atolada
* Mais constrangido que padre em puteiro
* Mais conhecido que parteira de campanha
* Mais comprido que cuspe de bêbado
* Mais cochuda que leitoa em engorde
* Devagarzito como enterro de viúva rica
* Mais difícil que nadar de poncho
* Mais encolhido que tripa na brasa
* Extraviado que nem chinelo de bêbado
* Mais faceiro que mosca em tampa de xarope
* Mais feliz que puta em dia de pagamento de quartel
* Mais feio que briga de foice no escuro
* Mais feio que sapato de padre
* Mais feio que indigestão de torresmo
* Mais firme que palanque em banhado
* Mais por fora que cotovelo de caminhoneiro
* Mais gasto que fundilho de tropeiro
* Mais grosso que dedo destroncado
* Mais grosso que parafuso de patrol
* Mais informado que gerente de funerária
* Mais medroso que cascudo atravessando galinheiro
* Mais nervoso que potro com mosca no ouvido
* Quente que nem frigideira sem cabo
* Mais sério que defunto
* Mais sujo que pau de galinheiro
* Tranqüilo que nem cozinheiro de hospício
* Tranqüilo que nem água de poço
* Bobagem é espirrar na farofa
* Mais gorduroso que telefone de açougueiro
* Mais feliz que gordo de camiseta
* Mais chato que chinelo de gordo


       

terça-feira, 18 de outubro de 2011

FELIZ DIA DOS MÉDICOS

A todos os profissionais da área de saúde de Machadinho do Oeste, homens e mulheres que se dedicam a cuidar do bem estar deste povo sofrido, muito obrigado pelo carinho com que tratam de nossos pacientes.
Aos médicos que trabalham na unidade mixta de saúde e nos postinhos, neste dia  dedicado a voce, o Vereador Amauri Valle, vos parabeniza pela escolha desta nobre profissão. Sei que a tarefa é herculea, os desafios são enormes, que cuidar da saúde do povo  demanda coragem, dedicação, zelo e principalmente uma dose muito grande de despreendimento pessoal. Somente o profissional que possui a capacidade de sentir a dor do próximo pode cuidar com carinho aquele ser fragilizado pela doença, pela pobreza, pelas dificuldades próprias da vida dos que se aventuraram por esta terra inóspita, mas sei que os que aqui trabalham são profissionais dedicados e comprometidos, que não esquecem jamais o sagrado juramento de Hipócrates  feito no dia da formatura, que deve ser a biblia sagrada do  médico todos os dias da vida.
Em nome da Drª Jardenys, alma especial, talhada para a profissão, que com seu sorriso manso, sua alegria espontânea e dedicação de mãe aos que sofrem, minimiza a dor dos fragilizados fisica e mentalmente. Em seu nome saúdo todos os demais Médicos e Médicas de Machadinho do Oeste. Que o criador dos mundos, lhes de força, coragem e sabedoria para continuarem o exercício de tão nobre e magnanima profissão. Parabéns à todos.

O juramento de Hipócrates feito no dia da formatura.

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto aos meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substancia abortiva. 

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DÚVIDA SHAKESPERIANA NA POLÍTICA DE MACHADINHO.

Ser ou não Ser, eis a questão! Esta dúvida de Hamlet sobreviveu aos séculos  e hoje desponta na  política de Machadinho do Oeste. Ser ou não Ser candidato à PREFEITO em 2012, eis a questão. A dúvida que atormenta muitos pretendentes ao "trono", tem tirado o sono de poderosos e humildes. Ser candidato a prefeito? Mas como? Depois de subir tanto, fazer um retrocesso? Porque será? Eis a dúvida que não quer calar as vozes e  que o povo – que não é bobo- se pergunta a razão. Por outro lado a dúvida cruel que atormenta  os que decidirem, pois sempre existe o risco de algo dar errado, e quem muito queria, corre o risco de ficar sem nada. Vou? Vou, mas todos os outros tem que desistir. Mas como. Bem sempre foi assim, afinal sabe como é a política só traz aborrecimentos, "empobrece", empobrece? Como? Mas se empobrece, então porque sempre querendo o poder. Eis a dúvida. Dúvida? Como? Não estás sabendo que a usina vem ai. Ah! Então, está explicado, a usina está chegando. Ah! Bem, neste caso entendi. Afinal quem desceria dos píncaros para se misturar ao  povo humilde, gerenciar problemas, "pouco dinheiro", milhares de quilômetros de estradas esburacas, ainda mais que a política tem "empobrecido" muita gente. Empobrecido? Como? Bem ao menos foi isto que a gente ouviu nos últimos anos. Sempre o mesmo discurso. Não quero. Mas se não tiver outro nome e for do agrado eu quero muito. Ah! Bom, então a gente não tinha opções e sempre queria. Entendi. Mas e agora que temos diversas opções, como fazer. Bem agora que a sociedade tem muitas opções, tem gente preparada, infelizmente não vai dar, sabe como é, a  usina vai chegar,  sabe, agora apesar de ter "empobrecido" na política, em nome do povo, deste povo pelo qual tem-se lutado diuturnamente para melhorar a vida, para o seu bem estar etc. Não deve estar falando do povo de Machadinho, com certeza. Ah! Dirão os incrédulos, nada foi feito. Eu direi povo ingrato, e os recursos do FIT... ? DO TRAN..... ESC.... DO PRO.... DO ASF... FIN.... PELO BNDES. E blá.. Blá... Blá. Povo de Machadinho abram vossos olhos e ouvidos,  prestai bem atenção aos fatos, porque muitos profetas do apocalipse,  falsos salvadores da pátria estarão aportando por esta terra e deveis estar preparados para a resposta de uma sociedade que evoluiu, estudou, democratizou-se, tem acesso aos meios de informações e não se deixa mais levar por falácias proféticas. Certamente não resta qualquer dúvida e a única resposta dos eleitores: Não ser, porque já É o que o povo quer que seja.

PPS VAI PEDIR MANDATO DE DEPUTADOS FEDERAIS.

Moreira Mendes em Machadinho.

Veja: PPS pede mandatos de deputados que migraram para PSD.

Ao TSE, partido vai argumentar que os cargos dos quatro parlamentares que trocaram de legenda não pertencem aos candidatos eleitos
O PPS entrará na próxima semana com ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reaver os mandatos dos quatro deputados federais que deixaram o partido para se filiar ao PSD. São eles: Geraldo Thadeu (MG), César Halum (TO), Moreira Mendes (RO) e Alexandre Silveira (MG), hoje licenciado do cargo. 
 
Tese - A defesa do PPS vai se basear na tese de que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos. “Um partido não pode ser penalizado pela formação de outro”, diz o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). “Esse entendimento leva à interpretação de que basta um detentor de mandato criar um partido para que leve com ele aquilo que não lhe pertence, que é o mandato. É mero ardil”, declarou Freire.
 
O PPS tem quatorze deputados federais eleitos pela sigla em 2010, dois deles licenciados. Com a debandada para o PSD, a legenda somará dez deputados.


Luciana Marques
Por: Veja.com

BRADESCO INAUGURA AGÊNCIA EM MACHADINHO DO OESTE.




Nesta segunda feira dia 17 de outubro de 2011,  parece que foi inaugurado em Machadinho do Oeste, uma agencia do Banco Bradesco. Como o legislativo municipal, não foi convidado e muito menos comunicado que haveria a inauguração da agencia de um novo banco em nosso município, não foi possível a participação dos Edis, exceto do presidente que por acaso ao se dirigir a prefeitura, "ficou sabendo" da inauguração e foi convidado à acompanhar o prefeito. Desejamos que a nova agência bancária venha somar às já existentes, e que a população seja realmente beneficiada com melhor atendimento a pessoas físicas e jurídicas deste município.

domingo, 16 de outubro de 2011

CACHOEIRA DOIS DE NOVEMBRO.

Neste lugar maravilhoso, localizado nas corredeiras do Rio Machado, ou Ji-Paraná, distante 90 Km. da sede do município, na localidade de Tabajara, deverá em breve ser construida o mais novo empreendimento Hidrelétrico de Rondônia, que com tres turbina do tipo Kaplam, e uma barragem com 32,5 metros de altura, deverá gerar nas chuvas 350  mega de energia, e 180 megas de energia firme. esta quantidade de energia é suficiente para abastecer quase todo o estado de Rondonia.Certamente teremos algum tipo de impacto na paisagem do local, por ter sido privilegiado pela exuberante natureza.
Com as novas tecnologias envolvidas na construção de usinas geradoras de energia, o impacto ambiental é minimizado, afetando pouco o meio ambiente, pois não há necessidade de descaracterização da paisagem com a formação de grandes lagos artificiais. Com a tecnologia de turbinas horizontais, assentadas no leito do rio que utilizam a força e a velocidade do rio para geração de energia, os lagos formados, somente encobrirão a porção de floresta já comumente alagada na época das cheias.
Um emprendimento gigantesco para um município como Machaidinho do Oeste, que ira receber 10 bilhões de investimentos em uma obra que demandará 4 mil trabalhadores diretamente empregados nos canteiros de obras e milhares indiretos, utilizados pelas empresas do entorno como hoteis, restaurantes, pousadas, taxis, supermecados, bancos, fornecedores dos mais diversos produtos,  além de profissionais liberais.
Uma verdadeira revolução para o nosso município e nosso povo, que verá uma alavancagem nunca vista por esta região,  e os que aqui estão deverão estar preparados para colher os bons frutos advindos desta obra.
O vereador Amauri Valle, estudou a fundo a origem desta obra e juntamente com o SENADOR VALDIR RAUPP DE MATTOS, tem trabalhado desde o início do mandato para que a obra se torne realidade.
Os empreendimenos virão com certeza, a cidade se transformará com certeza, e por isso temos que nos preparar para que os próximos gestores estejam comprometidos com a serieadade, honestidade  e compromisso com a população, não aceitando aqueles que confundem os negócios públicos com os seus próprios negócios, e que estão sempre preocupados com o crescimento próprio em detrimento do bem estar social e melhoria da população e não de  alguns escolhidos e privilegiados.

ITAMAR FRANCO CHEGANDO AO CÉU.

Itamar, chegando merecidamente ao Céu, parecia orgulhoso. São Pedro estranhou e o questionou.

- Porque essa cara de felicidade?

E Itamar respondeu:

- Pedro, meu caro, acabei de superar o Mestre.

E Pedro, surpreso:

- E como foi essa superação, Itamar?

- Ora, quando Ele morreu na cruz, havia apenas dois ladrões ao seu lado... Agora, olha aqui a foto do meu funeral...
--

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AO MESTRE COM CARINHO!

Vou precisar da atenção do professor.
Hoje dia 15 de outubro, comemoramos com muito jubilo o dia do professor, data comemorativa criada em 15 de outubro de 1827, por D. Pedro I, que foi um visionário em naquele tempo remoto, sabendo da importância que teria a educação no desenvolvimento do Brasil colônia. Apesar de sido oficializado o dia  em 1827, a comemoração oficial só teria inicio em 1947, portanto 120 anos após sua criação. Em uma sociedade consciente do importante papel que a educação tem na formação do homem, este dia deveria ser feriado nacional e comemorado com desfiles e bandas. O professor, para mim é o mais importante profissional existente em qualquer sociedade civilizada, pois sem o professor, ainda estaríamos na idade da barbárie. Somente a partir da abnegação de homens e mulheres, que se dispões a transmitirem as futuras gerações os conhecimentos acumulados por eles próprios, é que a humanidade progride. Infelizmente, em nossa sociedade, o professor esta coluna em que se sustenta à formação de homens valorosos,  que deveria ter o nome gravado no mais alto dos píncaros, e um lugar reservado no panteão dos heróis nacionais, mas não é esta a realidade que vemos e vivenciamos, e que esperamos um dia seja mudado, e que este dia  esteja próximo.
Professor, aquele que carinhosamente nos pega pelas  frágeis mãos em nossa mais  tenra idade, e com carinho e dedicação começa a nos desvendar os segredos do conhecimento, que vai nos propiciar o aprendizado e a capacidade  de apreciar este mundo maravilhoso, e principalmente formar e fortalecer o que nos diferencia dos animais, a nossa capacidade de  apreender da mais simples letra aos mais complexos cálculos astrofísicos, e tudo isto graças ao professor, que pacientemente nos ensina.
Aos meus professores, de outrora  e aos que hoje continuam me ensinando, meu muito obrigado, ao meu pai e minha mãe (in memorian), meus primeiros professores,  muito obrigado e eterna gratidão pelo  muito que me fizeram e pelo pouco que  ainda retribui a sociedade que me ensinou o pouco que sei.
QUE ESTE DIA, SEJA ESPECIAL A TODOS OS PROFESSORES DO MUNDO, MAS ESPECIALMENTE AOS  DE MACHADINHO DO OESTE, QUE SE DEDICAM A ENSINAR OS REBENTOS QUE IRÃO FAZER DESTE LUGAR UM LUGAR ESPECIAL.
NÓS E NOSSOS FILHOS PRECISAMOS MUITO DE VOCES.
Uma canção especial em homenagem a você professor!

http://www.youtube.com/watch?v=YZseOuL9bEI