terça-feira, 31 de maio de 2011

Vereadores fiscalizando o uso do dinheiro público!

Vereadores questionam devolução de recursos e “negócios” da prefeitura de Machadinho com a Sulmedi

Vereadores Ezequiel Junior (PSDC) e Amauri Valle (PR) 
            Os vereadores Amauri Valle (PR) e Ezequiel Júnior (PSDC), protocolaram no gabinete do prefeito de Machadinho aproximadamente 10 ofícios nos últimos dias solicitando informações para o esclarecimento de várias denúncias feitas pela população. Dentre esses ofícios destaca-se um, solicitando cópia do Processo 1951/2010, em que a secretaria de saúde adquiriu da empresa Sulmedi Comércio de Produtos Hospitalares, produtos hospitalares no valor de R$ 67.954,50. A empresa Sulmedi foi alvo de denúncia pela Polícia Federal, através de uma reportagem do Fantástico da Rede Globo, apontando superfaturamento na venda de medicamentos para várias prefeituras do Brasil. Em Rondônia 26 prefeituras negociaram com essa empresa, entre elas a de Machadinho D`Oeste.  Amauri e Ezequiel afirmam que jamais poderiam deixar passar em branco uma denúncia grave como essa. Por isso querem analisar todo o processo licitatório, bem como, informações sobre os preços dos medicamentos negociados, entre outros esclarecimentos. “Pelo que vimos no Fantástico, chegamos à conclusão que a população de Machadinho precisa saber dos “negócios” da prefeitura com a Sulmedi. Diante das denúncias temos todo o direito de analisar a documentação do certame licitatório. Queremos a verdade. Não podemos ser omissos diante da gravidade dessa denúncia”, afirmam os vereadores.
         Ezequiel Júnior e Amauri repudiam a devolução de recursos da saúde de Machadinho. Segundo os Edis, em 21 junho de 2010 através do Decreto 2080 o prefeito Mário Alves devolveu para o governo federal R$ 225.949,84. Esses recursos chegaram ao município fruto de emenda parlamentar da deputada federal Marinha Raupp e deveria ser utilizado na compra de materiais hospitalares. Amauri e Ezequiel classificam esse ato do executivo como “vergonhoso”, tendo em vista que o setor de saúde do município deixa muito a desejar. “Com que cara bateremos à porta do gabinete de qualquer membro da nossa bancada em Brasília para solicitar recursos? Se quando os recursos chegam a administração não consegue aplicá-los, e vergonhosamente, tem que devolver. Isso é inaceitável”, questiona Amauri Valle. “Sabemos que não é fácil um parlamentar liberar emendas em Brasília. E quando isso acontece à prefeitura não dá conta de gastar o recurso e manda de volta. Não podemos nos calar diante de um ato de incompetência como esse. É decepcionante ver a população ter que pagar um exame de ultra-som, enquanto a prefeitura devolve dinheiro para o governo”, diz Ezequiel.
         Os Edis ainda protocolaram ofícios solicitando informações sobre o possível uso irregular de diárias por alguns servidores, relatórios de controle mensal de combustível da secretaria de Ação Social e resultados de duas sindicâncias, uma apurando desvio de verbas através do departamento de recursos humanos, fato esse comprovado e resultado da sindicância que apurou uma verdadeira farra de diárias na secretaria de Ação Social.      
Os vereadores dizem que vão continuar cumprindo com o dever de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. “Não estamos fazendo nada mais que nosso dever, que nossa obrigação como vereadores” afirmam Ezequiel e Amauri.

sábado, 28 de maio de 2011

SAÚDE DE MACHADINHO NO SENADO

Em discurso na tribuna do Senado Federal, na tarde do dia 25 de Maio, o senador Ivo Cassol em seu discurso acusa a prefeitura de Porto Velho e de mais 26 municípios de Rondônia, inclusive Machadinho do Oeste, de ter comprado sem licitação e a preços superfaturados, medicamentos da empresa SULEMEDI, do Rio Grande do Sul, o que o senador Cassol apontou como vergonhosa para o Estado.
Ivo Cassol se mostra indignado com o caso da Senhora Maria Raimunda, que teve um dedo e depois o pé amputado por falta de remédio para diabetes. Em aparte o Senador Valdir Raupp, indicou ao senador Ivo Cassou que foi cometido uma injustiça pelo  programa fantástico, uma vez que a prefeitura de  Porto Velho é inocente no caso, pois a senhora que teve o pé amputado é moradora de Machadinho, senador se desculpando, disse que isto aconteceu por incompetência da saúde pública de Machadinho  e não de Porto Velho.
Segunda feira nos vamos solicitar o processo e toda a tramitação para a compra de remédios de tal empresa, efetuada para a secretária de Saúde de Machadinho do Oeste, e se for encontrado qualquer tipo de irregularidade, vamos acionar o ministério público estadual  para tomar as devidas providencias, além das medidas legislativas cabíveis.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CÂMARA ITINERANTE 5º BEC

Vereador Ezequiel indica Dr. Marcos para atender o 5º BEC, por ser um profissional gabaritado.

Segunda-feira, 24 de maio de 2011, por iniciativa da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Machadinho do Oeste, realizou a primeira sessão itinerante do Legislativo Municipal. Todos os vereadores e demais servidores, se deslocaram para o distrito do 5º BEC, para ser realizada a sessão ordinária da Câmara. O povo atendeu ao chamado dos vereadores do distrito e da convocação efetuado pelo Vereador Ezequiel Junior em seu programa jogo aberto, quando compareceram mais de 200 pessoas para ver o trabalho dos legisladores e se inteirarem como se dá o processo Legislativo Municipal.
Tendo comparecido ao evento o prefeito foi convidado pelo presidente para tomar assento à mesa. No expediente,  foram lidas as dezenas de indicações dos Vereadores ao Prefeito Municipal, para que o mesmo atendesse aos pleitos da população, em relação a concerto de estradas, e demandas na saúde e educação.
No uso da tribuna, os Edis apresentaram os seus trabalhos, e o Vereador Amauri Valle, em sua fala, indicou ao povo o real papel dos Legisladores, e para que os mesmos foram eleitos,  defenderam o povo, pois a câmara é a verdadeira casa do povo, ou seja, a função do Vereador  é  representar a sociedade e levar as demandas até o prefeito.
Vereador Amauri e Ezequiel Junior trabalhando nas emendas do Projeto da APAE.

O Vereador  Amauri disse ao povo que era para prestar atenção ao número de indicações que os Vereadores estavam levando ao conhecimento do prefeito, e que se o povo do 5º BEC não era atendido a contento não era por falta de trabalho dos seus representantes, a questão está no fato que o ordenador de despesas é o prefeito municipal, e o mesmo na grande parte das vezes não se digna nem a responder os ofícios dos vereadores quanto mais de atender a demanda. O Vereador disse que o prefeito tem que compreender que ele não esta deixando de atender o Vereador, porque o pedido não e para si e sim para atender as demandas do povo.
O povo do distrito reclamou a falta de um fisioterapeuta, no que o Vereador EZEQUIEL JUNIOR em seu discurso, elogiou o trabalho do ex-vereador NEGO TOLEDO, dizendo que o povo do quinto BEC devia sentir saudades de seu representante, e ao mesmo tempo, propôs ao PREFEITO que envie ao quinto BEC para atender a demanda  daquela localidade, o fisioterapeuta DR. MARCOS, que é muito competente na sua função, dedicado as causas do povo, profissional profícuo, trabalhador incansável na busca do bem estar do povo desta cidade, que está apto a atender o pleito. O vereador Ezequiel, enfatizou em sua fala, que  na prefeitura tem servidores aptos  a exerceram a função de Secretário de Gabinete no lugar do Dr. Marcos; uma vez aque o mesmo está fazendo muita falta é na sua especialidade médica. Volta para a fisioterapia lá é o seu lugar apropriado e o povo esta necessitando.
É importante levar até as localidades mais distantes o trabalho dos Edis, para que o povo conheça os seus vereadores veja a importância de escolher bem na hora de votar.
“Que os eleitos realmente representem o povo e não somente os seus interesses particulares”.

terça-feira, 24 de maio de 2011

A GALERA DA BUSCORONA




                    
 
É triste ver como os seres humanos são tratados na Unidade Mista de saúde de Machadinho do Oeste, talvez reflexo do descaso com que a saúde pública é tratada em todos os recantos do Brasil.
Hoje por volta das 11h30min fui procurado em meu gabinete pelo Senhor Edílson Fortunato, morador da Linha TB 05, que estava indignado com o tratamento que sua esposa Silvilene Rodrigues dos Santos recebeu em "nosso" Hospital Municipal.
A senhora Silvilene chegou ao Hospital com febre altíssima, e ao ser direcionada ao atendimento, o médico de plantão foi logo mandando aplicar uma dipirona na paciente, o seu esposo solicitou que antes fosse medida a pressão de sua esposa para depois ser aplicada a injeção de dipirona.
Tal pedido despertou a ira do médico que disse não ser obrigado medir a pressão do paciente, e que se quisesse o senhor Edílson que medisse.  Ora se o médico ou o enfermeiro não são os responsáveis por medirem a pressão de um paciente com febre antes ser medicado, então humildemente pergunto? Seria incumbência do veterinário? Do engenheiro? Do economista? Bem, penso que deve ser dos profissionais de saúde que estudaram e ganham para isto. Em razão do pedido, a paciente foi enxotada para fora do consultório e abandonada a própria sorte, ardendo em febre e passando mal e seu esposo ameaçado de ser preso. Realmente a saúde de Machadinho é caso de polícia, mas não para prender os cidadãos, acho que estão invertendo a lógica do negócio.
Esta faltando na área médica e em nossa unidade, um pouco mais de humanização, um pouco mais de atenção as pessoas humildes que não tem a quem recorrer para que seus direitos sejam respeitados.
Imediatamente o Vereador Amauri se dirigiu ao hospital e procurou o Secretário de Saúde cobrando imediatas providências com relação ao caso. Devo enfatizar que o referido  médico é motivo de  08 entre 10 denúncias de mau atendimento na Saúde de Machadinho do Oeste,  o que denegri a imagem dos bons servidores que lá existem, e são  maioria absoluta.

BUSCORONA - Você escolhe:  buscopam ou dipirona?

O desabafo de uma educadora.

São poucos, mas existem brasileiros e brasileiras que não se intimidam perante os "grandes" e tem a coragem de manifestar a sua indignação com a situação vigente neste País, em especial a situação da educação, onde vemos muito discurso, muita política e politicagem, muito compadrio, muitos recursos malservados pelos gestores, mas pouco comprometimento com a verdadeira educação, aquela que liberta o  ser humano, que ensina valores que transforma por dentro o cidadão.
Uma educação voltada para formar o cidadão como um projeto de  governo pensando no País no presente e no futuro, é libertadora dos aguilhões da ignorância, que serve aos interesses de alguns políticos inescrupulosos e corruptos, que não querem uma sociedade de pensadores, de pessoas educadas, que tenham capacidade cognitiva para decidir o que é melhor par si e para os seus, de contribuir de maneira concreta com as mudanças dos paradigmas existentes.
Somente a partir de nossa própria conscientização deixaremos à zona de nosso pretenso conforto e exigiremos de nossos gestores comprometimento e seriedade no trato da coisa pública e que a educação seja uma política de estado com o  objetivo de ser agente catalisador das mudanças de conceitos   teremos o Brasil que queremos e merecemos.

MUITO IMPORTANTE ASSISTIR AO VIDEO DA PROFESSORA GURGEL DO RIO GRANDE DO NORTE, QUE TEVE A CORAGEM DE DIZER A VERDADE NUA E CRUA AS AUTORIDADES PRESENTE EM AUDIENCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA QUESTÃO EDUCACIONAL.

 http://youtu.be/yFkt0O7lceA  - Assista, voce não vai se arrepender.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Crônicas de um professor II



O OUTRO LADO DA MOEDA
Engraçado a situação em que determinadas pessoas se colocam diante de situações que criam para si na vida!
Só quem esta ao lado (mas não ao lado literalmente), quem sente a dor das causas e vivência é que pode realmente dizer o que se passa.
Eu, em meus mais de vinte e cinco anos de educação no estado de Rondônia, não havia passado ou presenciado tal situação sofrida recentemente. Sofrida sim, porque o que aconteceu com meus companheiros de trabalho poderia ter acontecido comigo! Ao iniciarmos o ano de 2011, houveram as já decantadas trocas de administradores nos órgãos públicos e no CEEJA PAULO FREIRE não foi diferente.
Acontece que a troca houve, mas o que ocorreu em seguida foi uma verdadeira “caça as bruxas”, como se aqui houvesse tais. Aqui não houvesse funcionários trabalhadores como em qualquer outro lugar que procurassem cumprir com suas obrigações e digo mais: ir além a prol de uma educação que, como todos sabem, nunca prezou pela qualidade com tantos desmande – “do que tem nada falta”, mas........ – então, nossos colegas foram, como se diz escorraçado da escola! E por quê? Porque não “come no mesmo prato”, eram pessoas que tinham muito a agradecer aqueles que na hora do “sufoco” os socorreram. E como qualquer um teria que lembrar que “não se cospe no prato que come”. Mas como trabalhadores e funcionários, teriam que continuar trabalhando. É claro que esperavam que fosse onde já estavam – no CEEJA – e não foi o que aconteceu porque a “nova administração” achou que esses funcionários não serviriam que não precisam deles. E assim fizeram: colocaram-nos a disposição. E ai vem o outro lado da moeda: quem sustentaria, ou seja, manteria a escola funcionando? A administração? Esses servidores, é claro, foram socorridos quando estavam sem emprego, mas também ajudaram a socorrer a escola naquilo que ela não tem que são profissionais habilitados para atender sua demanda escolar – os alunos. A escola está desde que iniciou o ano letivo sem professor em algumas disciplinas e isso veio se arrastando esse tempo todo. E quando a situação se tornou insustentável, os administradores foram substituídos e ai foram “pousar de vitimas” nas salas de aulas para os alunos. E alguns desavisados querem ou quiseram fazer até abaixo assinado para que tais administradores seguissem mandando! Mas por que isso? Porque passaram em sala e se colocaram como “vitimas”! Agora eu pergunto a vocês alunos: uma administração que deixou vocês esse tempo todo sem professores em algumas áreas, porque colocaram vários colegas de profissão a disposição sem um motivo aparente, a não ser o que vejo que é pura perseguição política, merece continuar? O que vocês vêm buscar na escola? Sem professores de que serve a escola? Vocês preferem uma administração ou professores que os atenda em sala? Então, antes de pensarem em realizar tal abaixo assinado, vejam o outro lado da moeda! São vocês os prejudicados. São vocês que ficam saindo de casa toda noite para estudar e quando chegam à escola não há professor, administração há, mas não vai para sala atendê-los. Como sempre os digo, NÃO CREIAM EM TUDO QUE VÊM!! Porque para sermos críticos, precisamos analisar as situações de vários ângulos. E é para serem críticos, ver a REALIDADE de outra forma, que estão em sala de aula. Para não ser “pau mandado”, para tomarem as rédeas de sua própria vida e direção a seguir, que acredito estão todos os dias sentados nos bancos escolares ou vocês adoram desconforto? Poderiam estar em casa, em frente à TV, computador....
Leiam, releiam, analise e tirem suas conclusões. 
Eu os pergunto: você expulsa de sua casa um parente seu porque ele não compartilha de suas ideias? Porque ele tem mais afinidade com um outro? Ou aprende que “os dedos das mãos” não são todos iguais, mas que cada um tem sua funcionalidade e importância?

João Barbosa Ferreira – professor habilitado em letras.
Machadinho, 06 de abril de 2.011.

sábado, 21 de maio de 2011

Crônica de um professor I

 Texto de autoria do professor  João Barbosa Ferreira- CEEJA-




“NÃO HÁ SABERES MAIORES OU SABERES MENORES, O QUE HÁ SÃO SABERES DIFERENTE” – PAULO FREIRE.
                                    
Professor João CEEJA-
O mundo atual exige que sejamos cada vez mais globalizados, que pensemos a cada instante no outro ser, seja ele quem for, porque o planeta Terra esta “pequeno” para tantos seres. Não há como ignorar essa situação, precisamos encontrar urgentemente uma solução para um problema que não foi pensado pelas gerações anteriores. E nós, formadores de opiniões e de ideias não podemos ser relapsos nesse momento. Devemos aproveitar o momento de mudanças para também ser o ser transformador que o mundo exige.
O nosso educando está todos os dias nos desafiando a sermos esse ser transformador, e o que temos feito? Tudo a nossa volta exige que sejamos globalizados, inteiros, completo, e o que temos feito de diferente?
Estamos como pediu nosso mestre Paulo Freire, “roucos de ouvir”? Ou não nos importamos porque “essa função não é minha”? O que é minha então? Transmitir informações? Ou transmitir conhecimentos? Se forem informações, nobres colegas há alguns instrumentos muito mais capazes do que nós. Será preciso citá-los? – rádio, televisão, jornal, internet..... - mas se o nosso intuito é transmitir conhecimentos, precisamos urgentemente “caminhar juntos” porque estamos cada dia mais “afastando-nos” do outro, estamos cada dia mais “trancados” em nosso “mundinho”!
“Meu conteúdo eu preciso passar!” O que é isso senão transmissão de informações ultrapassadas! E por quê? Porque antes de vir pra escola o nosso aluno já assistiu TV, já acessou a internet e viu que nossa informação já “era”!  O que precisamos realmente é humanizar as pessoas para que não vejamos tantas tragédias à nossa volta.
O professor precisa mostrar que não é ele o “dono do saber”, que é sim, a pessoa que esta ali para transformar a informação em conhecimento que servirá para a vida cotidiana. Que a construção desse saber não se dará do professor, mas de ambos.
Se tudo modifica, transforma a nossa volta, por que será que para nós é tão difícil mudar?
A recepção na entrada não pode ser só do vigia, é preciso que seja, e de forma muito especial feita pelo nosso ORIENTADOR EDUCACIONAL! Afinal é ESPECIALMENTE pra isso que ele é pago. Para que “prouve de todos os meios possíveis” condições para que nossos alunos não desistam e nem fiquem sem uma resposta satisfatória às suas duvidas.
Esta é nossa escola, este é nosso momento, estes são os nossos desafios.
JOAO BARBOSA FERREIRA
Machadinho, março de 2.010.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vereador Eleomar Patrício sofre atentado a bala.

Por volta das 22h00 desta noite, o vereador Eliomar Patrício, (PT) ex-vice-presidente da câmara de vereadores de Machadinho do Oeste, foi alvo de atentado a bala no quintal de sua residência na Linha Ma 33. Segundo sua esposa, o vereador foi desligar a bomba do poço,  e ao sair para  fora, foi rendido por uma pessoa encapuzada,  que portando arma de grosso calibre e de cano longo, - o vereador não sabe precisar que tipo de arma-  encostou a arma em seu peito, e ao tentar  se defender, foi alvejado a queima roupa, levando um tiro que transfixou a lateral de seu corpo.
O vereador havia confidenciado a alguns dias que se sentia ameaçado, pois tinha sido alvo de perseguição por dois indivíduos em uma moto, quando o mesmo foi obrigado a se refugiar no sitio de um conhecido.
Em razão de seus temores, o mesmo foi aconselhado a se mudar para a cidade,  e que quando em casa  tomasse as devidas precauções, que hoje o salvou, uma vez que se não estivesse precavido para revidar o ataque teria sido executado a sangue frio, no quintal de sua residência, a vista de mulher e filhos.
Machadinho é mesmo uma terra sem lei, esperamos que as autoridades do estado resolvam de uma vez por todas colocar um basta nesta situação de insegurança, e que seja investigado a fundo e apresentado os responsáveis pelo atentado vitimou o Alcaide e Edil, pois se nada for feito o clima de insegurança contaminará as instituições cujo reflexo será potencializado no ano que vem quando teremos eleições municipais. Não podemos aceitar quem em menos de 06 meses Prefeito e Vereador sejam alvos de assassinos que continuam impunes e livres.
Assim que comunicados, o corpo de bombeiros de imediato e com a presteza peculiar, deslocou uma viatura para socorrer o vereador, que foi atendido no Hospital pelo Dr. Mário, médico de plantão, que o removeu para Ariquemes para que fosse efetuado exames para detectar a profundidade do ferimento e seu tratamento.
A policia Militar e Civil foram acionadas que acorreram e providenciaram uma escolta policial para que a remoção pudesse ser efetuado com segurança durante o trajeto até ariquemes.

 Assim que comunicados, de imediato o Vereador Ezequiel e Amauri se dirigiram ao hospital para prestar solidariedade ao companheiro e aos familiares.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inauguração de biblioteca e manhã de autográfos!

Inauguração Biblioteca Escola Mária Conceição



Hoje as 09h00min, foi inaugurada a biblioteca pública, construída pelo Governo do Estado de Rondônia, em parceria com a FIERO, (Federação das indústrias do estado de Rondônia), SESI, SESC e IEL. Nesta parceria foram contemplados somente 09 bibliotecas em todo o estado, e uma foi construída em Machadinho do Oeste, tendo o ex-governador Ivo Cassol, atendido pedido do Deputado Neodi, que intercedeu em favor de nosso município.
O senhor Paulo, representando o Presidente da FIERO, senhor Denis Baú, cortou a fita inaugurativa deste belo empreendimento, que irá contribuir para o aprendizado de nossas crianças e jovens, preparando-os para o futuro brilhante que tem pela frente e proporcionado pelo aprendizado escolar.
Sr. Paulo .: , representando a FIERO


O vereador Amauri Valle, um amigo da escola, em especial da Escola Maria Conceição, prestigiou o evento e aquelas crianças. Após a inauguração atendendo pedido de centenas de meninos e meninas, com a devida autorização da direção e professores, passou a manhã autografando camisetas e cadernos a pedido dos alunos, que queriam um autógrafos para sí, para as mães, irmãs e primas. É gratificante receber o carinho dos meus amiguinhos e amiguinhas da escola Maria Conceição e todas as que visito.
Foi uma manhã especial, hoje foi plantada em terra fértil uma semente que irá proporcionar bons frutos para nossas crianças e para a sociedade machadinhense.
Parabéns a direção, aos professores, merendeiras, secretárias, as senhoras que cuidam da higiene e limpeza, aos que cuidam da segurança daquelas crianças, ao presidente da APP, aos pais dos alunos, enfim a todos os homens e mulheres que trabalham com carinho para que a escola possa cumprir o seu papel. Continuem firmes na empreitadaela é árdua, mas gratificante.
"Antes que seja preciso punir os adultos, é mister que eduquemos os jovens






Acesso o video abaixo para ver a sessão de autográfos
 
http://www.youtube.com/watch?v=KDw7rBbzV9M  - Vereador Amauri dando autográfos aos alunos.

Manhã de autográfos na Escola Maria Conceição, durante 3 horas o Vereador assinou
cadernos, folhas avulsas, braços e camistas, de alunos e alunas, que queriam  um autográfo.
Obrigado pelo carinho meus amiguinhos, que voces todos tenham muito sucesso na vida.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Latícinio do Município apodrece no mato.


Obra do mandato anterior e objeto de tomada de contas especial por irregularidades diversas
Até quando a sociedade brasileira, e a de Machadinho vai aceitar passivamente os desmandos diários dos homens que fazem a gestão dos recursos públicos?. Recursos estes drenados do bolso do povo, afinal vem dos nossos impostos, que são os mais altos do mundo cobrados do suor do povo, do mais rico ao mais pobre, ninguém escapa das garras do estado. Até quando os gestores vão jogar literalmente no lixo os parcos recursos que são enviados para a população que não tem qualquer retorno econômico ou social.
Aqui dentro da cidade temos uma obra,  de um morador que fincou sólidas raizes na cidade de Ariquemes, mas gerenciou a prefeitura por dois mandados, e Ex-Prefeito deste município, que enterrou mais de 300.000,00 (trezentos mil reais) em uma obra que literalmente esta apodrecendo do meio do mato, sem trazer qualquer benefício para a sociedade.
Com verbas federais, foi construido um laticínio cujo propósito seria de  atender aos pequenos produtores rurais que produzem leite, mas   foi construído no local errado, pois não é possível que se construa um laticínio dentro do núcleo urbano, ou será que se o cidadão fosse prefeito de Ariquemes teria cometido esta atrocidade com os recursos de seus cidadãos?.
Pois bem o dito laticínio construído com verbas federais nunca foi utilizado e hoje está totalmente depredado e abandonado, pois o mesmo é alvo de investigação do TCU Tribunal de Contas da União, pois foi detectado que os equipamentos comprados não atendiam as exigências do projeto, segundo se diz eram usados e de terceira categoria, portanto os gestores da época estão sendo objeto de tomada de contas especial para apurar as responsabilidades, e se considerados culpados, devolverem ao erário os recurso malservados, mas enquanto isto o imóvel se encontra sem utilidade, abandonado  um depósito de animais peçonhentos  e lixo, que poderia ser utilizado para outros fins, como a da colônia dos pescadores que gostaria de assumir a câmara fria e a fábrica de gelo para atender suas necessidades, mas não podem em razão do descuido de gestores despreocupados com o bem estar da comunidade, além da constante depredação e sumiço dos  equipamentos por lá instalados.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Alunos tem que usar o braquiarão como sanitário.


Escola comunidade dois de novembro

Machadinho do Oeste é um município de muitas particularidades e contradições. Pois em alguns lugares estamos vivendo em pleno século XXI e outros a poucos quilômetros estamos vivendo na idade das cavernas.
Os  alunos da escola multisseriada localizada na localidade de dois de novembro são obrigados em  baixo de chuva e de sol e se embrenharem pelo meio do braquiarão,  para poderem satisfazer suas necessidades fisiológicas, pois a escola em que recebem a educação básica, não tem sanitários de qualquer espécie, e sob  o risco de serem picados por animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, sem falar nas onças que existem na região.




Banheiro a céu aberto, braquiarão são as paredes.
Mas para que as crianças cheguem até o braquiarão  ainda   enfrentam o gado bravio, pois a escola esta construída no meio da pastagem e do gado que circula livremente pelo pátio  que não tem qualquer tipo de cerca em torno da mesma, permitindo que o gado transite livremente até por dentro da escola como pode ser visto pelo esterco dentro das repartições da mesma.
Piso da escola dormitório do gado.

Para completar a  tragédia humana, a escola não tem piso, a  sala de aula literalmente esta em cima da terra, onde os alunos e a professora são obrigados o tempo todo  a molharem o piso para que a poeira  não se torne um obstáculo ao ensino,  não tem fogão, panelas,  alem de faltar merenda escolar, como leite, biscoitos e outros.


O Vereador Amauri Valle, atendendo o pedido de moradores da localidade, saiu sábado de madrugada e enfrentou a viajem de carro e de barco rio abaixo, descendo até a comunidade Monte Sinai, fazendo o seu papel de fiscal do povo, visitando as comunidades e os moradores, para ouvir os seus reclames e pedidos, mesmo que paraq isto fosse necessário viajar mais de duas horas de barco rio abaixo, e utilizasse o sábado e domingo para poder ouvir toda a comunidade ribeirinha, como as crianças abaixo que brincam com o bixinho de estimação, mas que necessitam de educação formal  para poderem vencer com mais facilidade as dificuldades que encontrarão pelo caminho da vida.

 

Crianças de uma mesma família, que utilizam o veiculo da foto, ou seja o barco de madeira, e todos os dias, viajam mais de huma hora rio acima, para poderem estudar, com o intuito de vencerem a pobreza e a carência dos moradores existentes nas barrancas do rio, que pelas dificuldades inerentes ao próprio local onde residem tem uma vida de grandes dificuldades, e não querem para os filhos o mesmo destinho que tem. Por estas e outras razões a educação para os  filhos destes homens humildes, tem que ter a mesma qualidade da educação recebida pelos filhos dos que favorecidos pela sorte podem oferecer uma vida melhor e mais confortável aos seus.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Funcionários de obra da Secretaria de Educação, trabalham sem registro.



Trabalhadores na obra da SEMED, sem registro em carteira e sem receberem  pagamento.

Após inúmeras denuncias de funcionários da empreiteira que "venceu" a licitação para construção de obra da Prefeitura, a cargo da secretária municipal de educação SEMED, referente a um ginásio de esportes no colégio Jovina, fruto de  emenda parlamentar  da ex- Senadora Fátima Cleide, os Vereadores Amauri Valle e Ezequiel Junior, atendendo o clamor dos funcionários e cidadãos indignados, foram fiscalizar em loco o empreendimento, encontrando  inúmeras irregularidades no canteiro de obras, que se fosse de uma empresa privada, já estaria sendo enquadrada como tendo  trabalho escravo.
Canteiro de obras sem sanitários, sem local para refeições,  funcionários trabalhando sem registro em carteira, sem equipamentos de proteção individual EPI, sem ferramentas adequadas, e o mais grave sem receberem os seus salários, que num jogo de transferência de responsabilidades, ninguém se paga, com acusações mútuas, enfim ninguém sabe de  nada, e a obra parada, pois não tem materiais de construção, os poucos mais de 10 sacas de cimento que lá se encontram não oferecem condições de uso, pois estão "empedradas" pelo mau acondicionamento, uma vez que a empreiteira não construiu o depósito de materiais, exigência para toda e qualquer obra, alem do mais o empreiteiro das ferragens alega que  a obra foi terceirizada e que os responsáveis não tem as plantas, e que as ferragens da vigas e das colunas foram cortadas na medida de 6 e 4 metros sem qualquer tipo de planta de engenharia que indicasse o trabalho a ser feito.
Existe um sem número de irregularidades, pois a obra não possui placa de locação, informando ao público, a empresa vencedora do certame licitatório, - que segundo os funcionários o responsál pela mesma é um cidadão conhecido pela alcunha de MACHADÃO, que se intitula  amigo do secretário de educação, mas também alega que a prefeitura não repassa dinheiro para pagar materiais e os servidores, - o valor da obra,   o prazo de execução, a área construída, entre outras irregularidades, não consta o responsável técnico pelo empreendimento, a empresa não tem equipamentos mínimos de trabalho, pois se chegou ao cumulo da caixa de água utilizada para a concretagem pertencer a um funcionário que ainda não recebeu o salário, da mesma maneira que a maquita que serra as madeiras para caixaria também pertence ao funcionário, carriola, enxadão para abrir as valas, ou seja, uma obra importante, que trará tantos benefícios aos alunos e a comunidade, sendo tratada com verdadeiro desrespeito aos recursos públicos e aos beneficiários do empreendimento, e isto porque o prefeito viaja todo mês para brasilia atrás de emendas parlamentares para investir em Machadinho do Oeste, e quando chega não sabe o que fazer com elas, ou não dá a mínima para a  sua fiscalização.
Afinal a prefeitura e a secretária municipal de educação, deveriam ser as responsáveis pela fiscalização da obra, pela qualidade dos materiais, e principalmente pelo cumprimento das obrigações legais e trabalhistas,  isto não esta acontecendo, a despeito das inúmeras denúncias feitas no plenário da câmara de vereadores, que simplesmente são ignoradas pelos gestores municipais, além do secretário de Educação, sempre se sentir ofendido pelas cobranças e ameaçar processar o vereador que o criticar, como se nada estivesse acontecendo, mas a justiça do trabalho já foi acionada pelos servidores que irá se manifestar chamando a prefeitura e a empreiteira para que as responsabilidades sejam imputadas a quem de direito e os funcionários cujas familias estão a beira do desespero, muitos ameaçados de serem despejados por não pagarem o aluguel, outros como disseram no gabinete já não tem o que colocar na mesa, pela falta de pagamento do trabalho efetuado cuja responsabilidade é da prefeitura municipal.


 
Vereador Ezequiel fiscalizando materiais  sem condições de uso sendo  utilizados em  obra da SEMED

Hoje o Vereador Amauri Valle, foi procurado  em seu gabinete pelos senhores: Jeam Cavalheiro  Gudinho, Laercio da Silva, Gilvam Fagundes, Ezequiel Batista dos Santos, Raimundo Fereira Lima, Gabriel Souza Cabral, Jose de Souza  Figueira, Ivandilson Ramos, Cleomar Anolasco, Valdeir Alves da Silva, entre outros, que ainda não viram a cor do dinheiro ganhado suando a camisa, honestamente, deixando em sua  casas os filhos e mulher necessitando do pagamento para que seja comprado o leite do filho e o aluguel do senhorio seja pago ante que o despejo venha.

Quando será que  vão tomar as devidas providencias para que estes disparates não voltem a acontecer em obras "licitadas" em nosso município, cobrando das empreiteira que "vencem" as licitações que cumpram com todos as regras legais principalmente o registro em carteira de seus servidores, porque é uma vergonha que o poder público que tanto cobra dos cidadãos o cumprimento das Leis, seja o primeiro a descumpri-lás.
Está na hora do ministério público do trabalho deixar de fiscalizar tantos madeireiras e outros comércios e investigar as obras públicas para ver se são cumpridos os requisitos básicos exigidos de qualquer empresa.
Uma pergunta que não quer calar:
COMO A PREFEITURA PAGA AS FATURAS SEM EXIGIR QUE SE APRESENTE A RELAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E AS GUIAS DE RECOLHIMENTOS DOS TRIBUTOS REFERENTE AO REGISTRO DOS MESMOS. 
Seria mais um caso para o tribunal de contas do estado fiscalizar, ou seria responsabilidade dos vereadores fiscalizar, ou seja da instituição legislativa e não de dois ou três vereadores.




quarta-feira, 11 de maio de 2011

UMA CABEÇA ILUMINADA - Clique para ler a matéria

DESCULPE GOVERNADOR, O POVO NÃO SABIA.

Desculpe Senhor Governador Confúcio Moura,  a gente não sabia que Vossa Excelência viria para Machadinho do Oeste homenagear o nosso município no dia em que o mesmo completa 23 anos. Desculpe por ninguém ter comparecido no evento público realizado para lançamento do Banco do Povo, um evento tão importante e de grande significado para nossa gente humilde.
Desculpe, mas ninguém sabia que haveria este evento, por isto Vossa Excelência não foi recepcionado como deveria e merece, por isto não tinha uma faixa sequer parabenizando a sua chegada, parabenizando o povo por esta data, nenhuma faixinha do diretório municipal do PMDB, afinal Vossa Excelência pertence a este partido, uma faixa sequer informando o que seria inaugurado, o povo ainda não sabe do que se tratou.
Desculpe Governador, se cheguei atrasado ao evento, é porque no convite que chegou aos Vereadores, informava que a recepção seria as 9:30 hs  no Centro Cultural, e ninguém avisou que mudou de local em cima da hora, também pudera, senhor governador, se nem os secretários municipais estavam presentes, nem os servidores, nem os professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino, como o povo poderia estar. O povo não sabia de nada, nem que haveria um churrasco na AAMA, pois a carne assou e ficou a espera que alguém fosse come-la, também pudera o povo não foi convidado.
Pode ter certeza Excelência os poucos cidadãos que estavam presentes estão agradecidos pelos 23 anos desta terra maravilhosa e também esperam muito de seu governo, pois nós precisamos, e o senhor sabe  disto, pelo que viu em nossas ruas e estradas.
Senhor governador, se o povo tivesse sido convidado, certamente teria ido receber o seu staff governamental com o maior prazer, mas de qualquer maneira  estes poucos que ali se fizeram presentes desejam muito sucesso a sua equipe  e que nunca esqueça de nossa terra, porque nós precisamos muito da ajuda governamental.
Senhor governador o povo não é rico, mas é hospitaleiro e agradecido, certamente se o povo soubesse do evento teria mandado confeccionar algumas faixas para que Vossa Excelência não tivesse a impressão de que somos mal agradecidos, mas pode ter certeza da próxima vez terá uma recepção mais calorosa.
Mas senhor governador a sua entrevista na RADIO 97, concedida ao VEREADOR EZEQUIEL JUNIOR, proporcionou ao povo a informação necessária da sua visita a nossa terra.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Machadinho um paradoxo

Amanha estaremos comemorando 23 anos de existência de Machadinho do Oeste como cidade organizada, temos muito a comemorar e muito a lamentar. Machadinho do Oeste se mostra um grande paradoxo, pois nestas duas décadas de existência, foi  considerado um dos municípios com a maior taxa de crescimento populacional do Brasil,  principalmente pela migração e imigração que acalentou os sonhos de muitos homens e mulheres, que viam neste pedaço de chão as oportunidades que não tiverem em outras paragens, agora muitos estão indo embora, por que será.
Foi, é, e continuará sendo a terra prometida para os que têm vontade férrea, para os  destemidos e que não tem medo das dificuldades impostas aos pioneiros. Avançamos, avançamos muito nestes anos, mas temos muito que progredir, especialmente na gestão da coisa pública, pois enquanto a iniciativa privada e os cidadãos, crescem, investem acreditam, o poder público continua instalado em estruturas de terceira categoria, o prédio da prefeitura esta caindo aos pedaços, a atual administração, além de não criar nada de novo esta deixando as poucas estruturas existentes, entrarem em um processo de deterioração nunca antes presenciado em nossa terra.
A limpeza pública, a despeito da pequena fortuna  mensal que custa aos cofres públicos, esta muito aquém do necessário, pois desde que a nova administração assumiu o poder, não sabemos mais o que é  limpeza de ruas, retirada da terra que esta destruindo o asfalto do centro ao bairro, do matagal que esta crescendo nas calçadas no centro da cidade, que pode ser visto ao vivo e a cores logo em frente à loja gazim, sem contar as avenidas abaixo, onde certamente pode-se colocar 04 cabeças de gado por ha que vai sobrar braquiaria, isto sem contar a grande quantidade de entulhos e lixo de toda natureza  entupindo as poucas bocas de lobo que exitem.
O ginásio de esportes abandonado, o abrigo de menores que está apodrecendo, os postos de saúde que estão tomados pelo mato, os fundos do hospital e da clinica de mulher, a clinica de criança, posto de saúde do bom futuro onde o matagal esta tomando conta, cemitério municipal, campão, o ginásio de esportes e a praça ao lado, a enorme cratera em frente ao colégio Joaquim Pereira da Rocha, etc.,
Sentimos vergonha de tal abandono, motivo de chacotas e piadas dos que por aqui passam que não se cansam de perguntar se nesta cidade não tem vereadores e prefeito, pelo descaso e descuido e pela sensação de total abandono e terra sem dono que é a primeira impressão dos que aqui chegam.
Que esta data que comemoramos 23 anos, seja de muita alegria e também motivo de reflexão  pois temos que decidir que município queremos, temos que decidir que cidade vamos entregar aos nossos filhos, temos que decidir que tipo de gestor vamos querer no futuro, pois já entregamos a mesma para um aventureiro que veio de Ariquemes e para Ariquemes voltou, entregamos novamente para outro aventureiro que até agora não sabe muito bem para que foi eleito, e muito menos qual a sua função, ou pensa que é para viajar toda semana para Brasília ou Porto Velho, entregando a gestão de nossa cidade, novamente para aventureiros que vieram de outras paragens.

O terreno do posto de saúde bairro bom futuro ao lado da Loja Maçonica
   
<><><><><><><>                                     Terreno da Loja Maçônica, ao lado do Posto de Saúde do bom futuro.
<><><> 
A braquirão nas calçadas da Av. Getúlio vargas em frente a Gazim, precisa licença da Sedam para cortar a grama.



domingo, 8 de maio de 2011

FELIZ DIAS DAS MÃES A TODAS A MULHERES.

Ver imagem em tamanho grande

O Dia das Mães foi instituído no Brasil pelo Presidente Getúlio Vargas, que em 1932 assina decreto criando a comemoração. A homenagem à mulher, mãe existe desde os tempos imemoriais, os Antigos Gregos prestavam tributo a Deusa Rhea, considerada a mãe de todos os seres, e no seu dia os cidadãos da antiga Grécia a tributavam com oferendas e presentes.
Os Romanos festejam Cibele a mãe dos deuses, os cristãos dos primeiros tempos festejavam e os católicos ainda festejam, Maria, a mãe de Jesus Cristo, e considerada pela religião a mãe de todos os homens.

No Brasil, o Dia das é comemorado sempre no segundo domingo de maio, de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Os primeiros indícios de comemoração da data são encontrados ainda na Grécia Antiga. Os gregos prestavam homenagens à deusa Rhea, mãe comum de todos os seres. Nesse dia, os gregos faziam ofertas, dando presentes, além de prestarem homenagem à deusa.
Neste dia especial, o Vereador Amauri Valle, presta um tributo a todas as mães deste nosso querido Machadinho, que são as verdadeiras heroínas desta terra. As mães que todos os dias se preocupam com a segurança e saúde de seus filhos, que almejam um futuro promissor, que protegem , defendem que lutam que estudam que trabalham, enfim a todas a mães guerreiras que são a razão de nossa existência.

UM FELIZ DIA DAS MÃES, E QUE TODOS OS DIAS SEJAM VOSSO DIAS E QUE A BENÇÃO DO SENHOR ESTEJA CONVOSCO.

Minha amiga Maria do Mineiro, como todas as Mães, sempre preocupada com o bem estad de seu filho.
Em seu nome Maria, parabenizo todas as mães de Machadinho do Oeste.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PARABÉNS FIEIS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS.


Centenário das Assembléias de Deus  no Brasil.
A Igreja Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários Suecos Gunnar Vingrem e Daniel Berg que vindos dos E.U.A  desembarcaram em Belém do Pará no inicio do século. Os recém chegados originalmente pertenciam a Igreja Batista, mas em função de divergencias doutrinárias, houve uma cisão  que foi o embrião  da qual  originou a Assembléia de Deus.
A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste chegando ao Sudeste lá pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação onde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro no bairro de São Cristovão, e ganhou impulso com a transferência para o Rio, de Gunnar Vingren,  vindo de Belém do Pará  em 1924. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão de  Paulo Leivas Macalão, filho de um general. Foi ele o precursor do Ministério Madureira.
A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava,  que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Em 1930 quando se realizou um concílio da igreja na cidade de  Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
Desde sua fundação em 1911, portanto a exatos 100 anos, a igreja Assembléia de Deus, vem se expandindo continuamente por este Brasil, tendo templos de norte a sul, de  leste a oeste. Possui templos e seguidores em todos os municipios do brasil,  o que a tranformou em  uma potencia  religiosa, cujos membros se contas aos milhões.


Local do primeiro templo- Hoje a Sub-Sede

No Municipio de Machadinho, a igreja faz parte da história, tendo o seu primeiro templo instalado na Av. Rio de Janeiro, logo abaixo da Câmara de Vereadores, e que por muito tempo foi a sua Sede, hoje denominada de Sub-Sede.
A igreja em Machadinho sempre foi muito atuante no seio  da socieadade e da política, participando ativamente da formação de seus membros, com um importante trabalho de evangelização, que tem por objetivo a salvação espiritual do homem e formar cidadãos comprometidos com a sociedade em que vivem. Hoje possui dentro da area geografica do município aproximadamente 100 templos, instalados  nos mais reconditos  recantos desta terra, das barrancas do Rio Machadão,  no Rio Jurua e Monte Sinal, até os confins da Ma 28, divisa com o Mato Grosso. Hoje a administração encontra-se a cargo do pastor Gidean, vindo do Municipio de Cujubim para pastorear os fieis desta cidade. Pastor com visão espiritual, empresarial e social muito acurada, tem grandes projetos para a juventude de nossa terra, inclusive já adquiriu os terrenos nos fundos da Sede, para que no futuro sejam construido uma escola destinada a educar os nossos jovens. Ideário este que foi objeto de projeto de Lei de autoria do Vereador Amauri Valle, aprovando com seus pares, Lei municipal conferindo o título de utilidade pública a ASEMAD,  em função da qual  a pedido do pastor Gildean  o vereador protocolou no gabinete do Deputado Neodi Carlos e Valter Araujo, atual presidente da assembléia legislativa estadual,  pedido da igreja para que seja destinada emenda parlamentar destinada os investimentos na educação dos jovens desta cidade.

Sede atual, moderna e arrojada fruto do trabalho duro dos fieis e de diversos pastores que nela investiram.Um tributo especial ao pastor Aroldo, Reginaldo  e Gildean que transformou um esqueleto em um templo moderno e ao pastor Gildean atual presidente, que investiu no conforto dos fieis e na melhoria de sua estrutura física.
 Parabéns aos pastor Gildean, e a todos os fieis e membros existentes por este imenso Brasil, especialmente os de Machadinho do Oeste. Que este primeiro século de existência profícua seja abençoado por Jesus Cristo, e que possam comemorar muitos milenios pregando aos homens de boa vontade aqui na terra, levando a mensagem da paz e amor, contribuindo para a salvação espiritual do homem e para a construção de um mundo melhor.
Em razão de tão importante data, o Vereador Amauri Valle e Ezequiel Junior  protocolaram o requerimento 008/2011, para o presidente da casa, Vereador Lourival Jose Pereira  solicitando que seja aprovado a realização de uma sessão solene externa, com o intuito de homenagear os membros da igreja e autoridades civis, conforme já comunicado pela direção da Igreja.

      CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE MACHADINHO D’OESTE-RO


PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL
REQ. Nº. 008/GV AMV         Machadinho D’Oeste, 05 de maio de 2011

Ao Exmº. Senhor
Lourival José Pereira
Presidente da CMMDO
NESTA

Assunto: Requer a realização de Sessão Solene

Senhor Presidente,

Dirijo-me a Vossa Excelência, para requerer que esta casa proceda à realização de sessão solene externa, a ser realizada no dia 08 de junho de 2011, com o intuito de homenagear a Igreja Assembléia de Deus, pela comemoração de 100 anos de existência no Brasil e de 89 anos no estado de Rondônia.
Salientamos aos nobres colegas da importância religiosa e social da Igreja Assembléia de Deus, no Brasil, no Estado de Rondônia e em nosso município, onde seus membros não medem esforços para levar ao povo o conforto espiritual, ajuda social e educacional a seus membros e a quem mais necessitar, sem preconceito de cor, de raças ou de orientação religiosa.
Salientamos aos nobres colegas que tal solicitação encontra fulcro no Art. 161, § 1º, 2º e 3º de nosso regimento interno, e por esta razão peço aos senhores Edis, a aprovação deste requerimento e que se procedam  preparativos para a realização da presente sessão, onde a igreja efetuará  homenagens as autoridades políticas, jurídicas empresarias e a membros da sociedade que se destacaram e contribuíram para o progresso do município de Machadinho do Oeste. 
Ezequiel Junior                                                          AMAURI VALLE
                                                                   
 A certeza do dever cumprido é um dos belos ornamentos da razão”.