quinta-feira, 28 de abril de 2011

Agentes comunitários de Saude.

Vereador Amauri Valle, em defesa dos agentes de saúde de Machadinho do Oeste

Advogado dos Agentes de Saúde
Dia 27 fui convidado para participar de uma reunião com todos os agentes comunitários de saúde, que se reuniram no SINDSEF, com o presidente da federação e o advogado que os defende na causa  em que pleiteiam o que a lei lhes garante, com relação à insalubridade.
Pelo que vi e ouvi, temos a caminho mais um precatório de muitos milhares de reais para o povo  pagar  e causado  pela incompetência dos gestores públicos que agem como se estivessem em sua empresa.
Apesar das constantes reuniões e propostas dos servidores para que fosse solucionada a questão dos mesmos com relação a uniforme, material de trabalho, salários, e meios de trabalho em troca de resolver a questão da insalubridade, nada foi feito e os mesmos convidados a tocarem a causa para frente.


Analisando o que a justiça já despachou em outros municípios dando ganho de causa e em alguns, como Ji-paraná, inclusive seqüestrando os valores em conta corrente para pagamento da causa, podemos vislumbrar no horizonte próximo mais uma grande abacaxi de alguns milhares de reais para o povo pagar, sim porque quem paga não é o prefeito é o povo como sempre.
O prefeito e o secretário de saúde ao invés de capacitar, treinar e cobrar o trabalho eficiente dos agentes, que conhecem como ninguém a realidade do povo, pois estão em todos os lares do Juruá ao Oriente Novo,  e isto  certamente contribuiria para o desafogo de nosso hospital, resolveu enfrentar os mesmos, e se nega a pagar o que lhes é de direito e que é repassado pelo governo federal.
A saúde de Machadinho e seus gestores estão urgentemente necessitando  de  internação, porque a coisa vai de mal a pior, e nem vamos falar da nojeira que é o hospital, com sujeira, alagamento, caixas de remédios amontoadas no  piso, equipamentos enferrujados  etc.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Palestra sobre Bullying na escola Maria Conceição


 


Fui convidado pela direção da escola estadual Professora Maria Conceição de Souza, Bairro União, para proferir uma palestra as 08 h para as turmas da 4ª e 5ª anos, e as 14 h para a turma do período vespertino.
Foi uma experiência maravilhosa, o contato com os alunos meninos e meninas, que estão sendo preparados com carinho e atenção pelos professores da rede pública, para que sejam homens e mulheres de sucesso, bons cidadãos, bons pais de família, enfim que estejam preparados para o mundo social, político e econômico que receberão dentro de uma década.
Foi uma palestra para tratar sobre a violência na escola, mais popularmente conhecido pelo anglicismo de Bullying, que significa valentão, tirano, etc, e que hoje é tema recorrente no mundo todo, e penso ser o reflexo do atual estágio da civilização, onde se  valoriza as pessoas pelo que tem e não pelo que são, cujos sintomas podemos medir pela, violência na sociedade,  e muitas vezes levado para dentro das salas de aula quando toda a raiva é descarregada em algum colega só porque o mesmo talvez seja diferente na maneira de se vestir, de cortar os cabelos, de falar, de práticas religiosas, porque é mais gordo ou  mais magro, enfim por inúmeras razões infundadas  os coleguinhas sem nem mesmo saber o porque descarregam a fúria nos inocentes.
Importante a sociedade não fechar os olhos a tal fato e que não deixe a violência ser banalizada e  os jovens em formação pensem que todos os males do mundo e todas as nossas frustações podem ser resolvidos pela força bruta.
Foi uma grande experiência  ver a educação daqueles alunos, sentados em suas cadeiras, prestando atenção nos professores, e esperando que o estado e os dirigentes, compreendam que o jovem de hoje tem um dinamismo especial, não estando mais dispostos a ficarem sentados em silêncio só ouvindo, hoje eles querem interagir com o mundo e a escola é o seu mundo durante no mínimo quatro horas diárias.
Meu amigo Kenedy que será  General do Exercito
Mando  um abraço especial a todos os meus amiguinhos e amiguinhas da manha e da tarde, mas um abraço mais forte a dois amigos em especial que tenho certeza terão muito sucesso na vida, o ABRÃO que quer ser policial para defender a sociedade, que eu disse a ele ser uma nobre profissão e nós esperamos muito dele, pois vamos confiar em suas mãos a nossa segurança e a de nossos filhos, e ao VINICIOS KENEDY CLEMENTE DOS REIS, que quer ser militar para defender nosso País e o nosso povo,  que nobre ideal a do ABRÃO E A DO VINÍCIOS.
Todos os pequenos têm um grande sonho na vida, e a escola é o único caminho possível para que os mesmos se tornem realidade, portanto  a  grande responsabilidade que recai sobre os ombros do que gerenciam a nação, o estado e o município, além dos abnegados homens e mulheres que se dedicam a nobre profissão de ensinar.
“Quando o médico erra, mata um só paciente. Quando o professor erra, congela a consciência de vinte,  trinta, quarenta, ou mais indivíduos”.
SILVA, Ezequiel Theodoro da

terça-feira, 26 de abril de 2011

Resultado Pesquisa de opinião


Opine sobre o atendimento na saúde.

-Os serviços de saúde melhoraram........................
1,75% (2 votos)
- Os serviços de saúde pioraram...........................
10,53% (12 votos)
- Nada mudou no atendimento da saúde................
13,16% (15 votos)
- Você foi (é) bem atendido pelos médicos.............
6,14% (7 votos)
- Você foi (é) mal atendido pelos médicos..............
7,02% (8 votos)
-Você foi (é) bem atendido pelos enfermeiros?.......
6,14% (7 votos)
- Você foi (é) mal atendido pelos enfermeiros........
3,51% (4 votos)
- Quando precisou tinha remédios.........................
3,51% (4 votos)
-Quanto precisou não tinha remédios...................
6,14% (7 votos)
- Você aprova a gestão do secretário de saúde.......
1,75% (2 votos)
- Você não aprova a gestão do secretário de saúde.
16,67% (19 votos)
- O prefeito deveria nomear outro secretário de saúde..........
18,42% (21 votos)
-O prefeito deve continuar com o atual secretário de saúde......
Total 114 votos
5,26% (6 votos)
 Resultada da pesquisa de opinião dos internautas sobre a saúde de Machadinho do Oeste.
Analise os resultados e tire suas próprias conclusões.
Será que o resultado reflete o descaso do secretário de saúde com os cuidados básicos com as unidades de saúde de Machadinho, como postos de saúde no meio do mato, clinica da criança alagada, caixas de remedios no piso, alias onde anda a vigilancia sanitária de Machadinho do Oeste, cuja função não é so fiscalizar o comércio local, mas o poder público também.
Ou será pelo fato que o conselho municipal de saúde simplesmente acabou com o atual secretário?
É por falar em descaso, por onde anda a S10 do executivo que o secretário espatifou na BR logo após o posto da polícia rodoviária federal e até hoje não deu as caras em Machadinho para que o povo veja onde vai parar o nosso dinheiro.


Reunião Terra Legal no SIPAM



Reunião Terra Legal em |Porto |Velho


Quarta Feira dia 18 de abril  o Vereador Amauri Valle, a convite do Diretor do Programa Terra Legal, o Senhor Aparecido Felis, popular Cidão do PT,  participou em porto Velho, da reunião do comitê da Terra Legal.
Uma reunião onde se fez presentes, além dos representantes da Terra Legal, representantes do governo federal, governo do estado, sindicados, tanto de agricultores como de produtores, federações,  EMATER, INCRA, além de representantes de municípios, como prefeitos e vereadores e outros interessados no assunto.
Após mais de 4 horas de reunião onde foram apresentados os trabalhos efetuados pelao Terra Legal até o presente momento, ficou claro para este participante, que como quase todos os programas governamentais brasileiros, na teoria são perfeitos, mas quando vão para a prática esbarram na burocracia estatal, que emperra e máquina e a partir dai nada ou quase nada se movimenta, ou se movimenta em uma velocidade muito aquém do desejado pelo dinamismo da sociedade civil.
Um dos exemplos claros e muito discutido no evento foi à aplicação do dispositivo  incluído na Lei 11952,  cujo texto foi escrito em Machadinho do Oeste, e patrocinado pelo Vereador Amauri Valle, Cidão do PT, Prefeito Mário Alves e Dr. Cesar Reinher, que abraçado pelo falecido Deputado Eduardo Valverde, conseguiu aprovar no congresso nacional a questão dos funcionários públicos que possuíam terras doadas pelo INCRA, que preconiza que todos possuem direito sobre as terras recebidas, exceto se o beneficiado for funcionário das entidades diretamente ligadas à reforma agrária.
A Lei existe só que a burocracia achou uma maneira muito peculiar de não regularizar as terras de  ninguém, pois os burocratas estão exigindo que o beneficiário faça uma declaração que a sua maior renda vem da propriedade. Ora como disse o senhor Sales da terra Legal, como alguém que tenha 20 ha, de terra que por Lei só pode produzir em quatro ha, pode ter renda suficiente para tratar uma família? Pois é eu também pergunto o mesmo, como? Ou seja, não querem regularizar a propriedade de nenhum funcionário público.
Mas a intenção é ótima e esta sendo feito um ótimo trabalho pelo Cidão e os poucos servidores que tem a sua disposição, e espero que no menor tempo possível venha para machadinho e que consiga romper a burocracia que sufoca e mata as iniciativas dos que querem produzir, pois a titulação de nossas terras é condição essencial para alavancar o crescimento da pecuária e agricultura, tão caras ao desenvolvimento dos pequenos e médios municípios brasileiros, e machadinho exige e merece este benefício, pois os que aqui estão foram convidados pelo governo federal para tomarem posse desta terra, antes que algum País assim o fizesse.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

domingo, 17 de abril de 2011

A calamidade das propriedades.



De extrema importância para a economia do município, a atividade agrícola enfrenta uma situação preocupante em relação à descapitalização dos pequenos e médios proprietários rurais, e do avançado estado de deterioração das propriedades. A conjunção de fatores, como a baixa fertilidade natural de nossas terras, o pastoreio intensivo com excesso de animais por hectares, anos seguidos de ataques de pragas como à cigarrinha, lagarta  e outras pragas, além dos elevados custos para a recuperação das pastagens  colocaram parte dos produtores em um circulo vicioso de difícil saída.
Inicialmente fomos dependentes da plantação de café conilon, que com o tempo mostrou-se inviável, pela queda acentuada nos preços que se encontram aviltados  até hoje, isto, foi fator de desestimulo a novos plantios e recuperação dos antigos, sem contar na dificuldade encontrada para conseguir mão de obra na colheita, de que é intensiva, e nos problemas relacionados ao custo de manutenção das lavouras e dos investimentos necessários em calcário, adubos, herbicidas e inseticidas que inviabilizaram economicamente as plantações.
 Estes e outros fatores quase exterminaram  a nossa produção cafeeira, fazendo com que os pequenos produtores se voltassem para o leite, em razão da implantação de um grande laticínio em nosso município, mas também, esbarramos no problema da qualidade das pastagens, na baixa produção média de leite por vaca, que não chega a 4 litros dia/vaca, e pelo elevado custo dos insumos necessários à manutenção do rebanho leiteiro aliado ao baixo preço (r$ 0,50) médio recebido pelo litro do produto, tem  um efeito nefasto na melhoria da renda de nosso município, cujo efeito pode ser sentindo no comércio local.
Por estas razões que programas isolados como o PROMEC, não trouxe qualquer beneficio a  população rural, pois o mesmo foi feito sem qualquer critério que visasse o aumento da produção e produtividade das propriedades, pois de nada adianta "dar" 03 horas de trator de esteira ao produtor se não tiver o calcário e outras máquinas para preparar a terra, que no caso do PROMEC, ainda teve um efeito nefasto, pois onde os “tratoristas” sem qualquer critério e preocupação simplesmente amontoaram os troncos e o pouco de terra fértil foi junto, deixando a terra estéril  que só produz pragas.
Políticas como a executada pela secretaria municipal de agricultura com o projeto de inseminação artificial, têm um grande potencial para melhorar a renda no campo, mas isolada também trás poucos resultados práticos, pois de nada adianta ter um vaca com grande qualidade genética se não tiver comida em quantidade e qualidade exigidas pela mesma.
 
Na foto ao lado o resultado prátido do projeto de insminação artificial do rebanho leiteiro de machadinho do oeste.

Na foto abaixo, a precariedade das propriedades e  as dificuldades enfrentadas pelo servidor da SEMAGRI, para levar o beneficio aos produtores rurais, com vistas a melhorar geneticamente o rebalho leiteiro.
Mas de todas as políticas do atual prefeito, a que está no rumo certo e da SEMAGRI, que se for planejada visando a qualidade e resultado das propriedades atendidas, e não quantidade visando fazer politicagem, tem um grande potencial para melhorar significativamente a vida no campo e na cidade, isto se o preço pago ao produtor o remunerar dignamente, pois não dá para produzir um litro de leite e vende-lo por R$ 0,50.
O dia que as instituições estiverem realmente preocupadas com o bem estar da sociedade e não de alguns privilegiados pelo sistema, então teremos grandes avanços, pois haverá sinergia nas atitudes, e ai o PROMEC, vem associado a entrega de calcário, dos serviços da patrulha mecanizada do município  que prepara a terra, das sementes e mudas que o produtor realmente necessite, do acompanhamento técnico da emater e dos serviços do INCRA, visando o bem estar do produtor, que tem efeitos multiplicadores por toda a sociedade.
Se outros estados conseguiram, porque nós não conseguiremos? Acredito firmemente que sim, vai depender de nossas atitudes.
Ps. Parabenizar o funcionário da SEMAGRI,  Eanes e Jorge Ronconi, que com parcos recursos, - uma moto e uma toyota velha- conseguem ótimos resultados práticos.


 


Vereador Amauri e o inseminador Eanes, tentando transpor a ponte da LJ 30, que caida a séculos espera pacientemente que a secretária de obras tome as providencias, enquanto as crianças andam kilometros para tomar o onibus escolar. Estas são as dificuldades entrentadas todos os dias pelos servidores da SEMAGRI, para tentar melhorar as qualidades do rebanho leiteiro. Afinal porque veículo e condições para quem quer produzir? Veiculos bons são destinados aos "passeios".

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Erro médico desumano, quem vai ser RESPONSABILIZADO?

Rose manicure, após a cirurgia realizada a 13 anos pelo Dr. Iolando em Machadinho.
                               No final da matéria LINK, para acessar o vídeo gravado com  o desabafo.


Em 1997, a prefeitura de Machadinho do Oeste, contratou como médico e cirurgião um cidadão boliviano totalmente despreparado, um verdadeiro açougueiro, o Senhor Iolando Bastos, que ninguém sabia  de onde tinha vindo e muito menos para onde se foi.
Em abril de 1997, com problemas na vesícula, e sem poder arcar com os custos da cirurgia em um hospital particular, a senhora Rose, procurou a unidade mixta de saúde de Machadinho, onde a mesma foi direcionado ao Dr. Iolando Bastos, médico cirurgião na época. Marcada a cirurgia, a mesma foi internada, e em pouco mais de 15 minutos os trabalhos foram encerrados. Inicio da saga desesperadora desta cidadã que até então trabalhava, e era considerada como a melhor manicura de Machadinho .
Tendo sido mal executado os trabalhos, a paciente começou a sofrer de dores lancinantes, e em dois dias sua barriga estava a ponto de estourar, quando o tal médico acompanhado de sua esposa, e de um enfermeiro que ainda está em atividade, levou a paciente na calada da noite entrando pelos fundos do hospital e fizeram uma nova intervenção cirúrgica para o esvaziamento dos líquidos biliares que se concentravam no interior de sua cavidade abdominal, como a mesma relata no vídeo.
A nova intervenção não resolveu o problema, então ela foi encaminhada para Ariquemes,  e submetida a diversas cirurgias, pagas pelo seu pai e com arrecadação feita pela comunidade local,  mas como o estrago feito pelo médico de Machadinho era de enorme proporção, as cirurgias feitas em outros hospitais, mais de 13 no total não surtiram o efeito desejado, tornando  a senhora Rose uma  invalida, pois hoje a mesma  está quase cega, totalmente debilitada fisicamente, vivendo da caridade de terceiros para poder criar a sua filha e se manter com as mínimas condições.
A família da dona Maria Gomes, e sua filha Denise e Eliane, e que tem se esmerado em poder proporcionar  as mínimas condições de vida, mas o que hoje queremos e que a justiça seja feita e o poder público seja obrigado a reparar os danos causados por um médico totalmente despreparado e contratado a serviço da  saúde municipal para cuidar do povo, não para matar o povo.
QUEREMOS QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA,  PROCURAMOS UM ADVOGADO QUE SE SENSIBILIZE PELA SITUAÇÃO  E PATROCINE A CAUSA JUDICIAL PARA REPARAR O ERRO COMETIDO POR AQUELE QUE ERA PAGO COM NOSSOS TRIBUTOS PARA GARANTIR A VIDA, NÃO PARA ACABAR COM ELA.
A senhora Rose gravou em vídeo todo o seu sofrimento e autorizou a sua publicação com o intuito de buscar a ajuda que durante 13 anos lhe foi negada pelo poder público que deve ser responsabilizado pela situação.
E AO SECRETÁRIO DE SAÚDE QUE ALEGOU A MESMA QUE PEGOU FOGO NO ARQUIVO QUE ESTAVA O SEU PRONTUÁRIO, O QUE ACHAMOS MUITO, MAS MUITO ESTRANHO, PORQUE ARQUIVO NÃO PEGA FOGO SOZINHO, E VAMOS QUERER A OCORRENCIA DE TAL FATO E SUA INVESTIGAÇÃO.

RESPEITO AO POVO É BOM E EXIGIMOS QUE OS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS, POIS OS DEVERES DEVEM SER CUMPRIDOS.

Aos que desejaram ajudar:  Rua Falcão 4162, Bairro Bom Futuro.

Para assistir ao vídeo sobre a barbaridade cometida e colaborar na busca por ajuda para resolver a sua situação ACESSE O LINK ABAIXO:

 http://www.youtube.com/watch?v=GN5gKpXf_fA- depoimento em vídeo de seu sofrimento.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dona Vera Cobrando o PREFEITO.

Acesse o video e escute a agricultora Dona Vera, cobrando o Prefeito e o Secretário de agricultura sobre o projeto de produção de maracuja.

http://www.youtube.com/watch?v=yXqHHe_LNF4  - CADE O PLANTIO DE  MARACUJA?

Acesse o video abaixo e escute a música da Dona Vera, cobrando o Prefeito Municipal para tamar os buracos das Ruas e Avenidas de Machadinho - O Prefeito ficou de mau não atende mais a agricultora.

http://www.youtube.com/watch?v=sHbQ_Y0fuaw  - COBRANDO TAMPAR OS BURACOS!

Dona Vera indignada com o Maracuja e os buracos.
                  A agricultora Dona Vera, residente na  Linha Ma 28 indignada com o descaso do Prefeito Municipal que levou quase 80 agricultores, especialmente da região da Linha Ma 28, para conhecerem as plantações de maracujá do município de Tangará da Serra Mato Grosso, com a promessa de incentivar a plantação do fruto em nossa cidade, como alternativa de renda aos agricultores.
Só que  após o "passeio" os agricultores foram esquecidos e nunca mais se tocou no assunto do maracujá, sendo mais um dos projetos que o executivo inicia com total entusiasmo, mas após a euforia da viagem inicial, tudo cai no esquecimento mortal, e nunca mais se fala no assunto, até que surja nova viagem de negócios e comece nova saga produtiva que novamente cai no esquecimento, como disse dona Vera, pelo menos teríamos a fruta para fazer suco e acalmar os nervos, porque não está fácil agüentar a coisa neste Machadinho.
Pois é dona Vera se depender do Maracujá incentivado pela Prefeitura e secretária de agricultura, a senhora vai continuar com os nervos na flor da pele, ou vai ter que comprar xarope de maracujina na farmácia.
A agricultora aproveitou para cobrar do execelentíssimo Prefeito Municipal, para tomar providencias e tampar os buracos existentes nas Ruas e Avenidas, porque Machadinho está em esatado calamitoso e vergonhoso.

Soja futuro de Machadinho

O vereador Amauri Valle, tendo sua origem no campo, entende que o progresso dos pequenos e médios municípios brasileiros, está inegavelmente atrelado ao desenvolvimento da produção agrícola e pecuária, e nesta o leite.
Sabemos da  dificuldade na implantação de indústrias, pela inexistência de mão de obra qualificada, energia de qualidade, matérias primas e mercado consumidor. Além disto, não temos  vias de escoamento de qualidade, meios de comunicação que não atendem as exigências, e outras dificuldades que impedem a existência de indústrias de transformação, a não ser as ligadas ao agro negócio.
Partindo deste pressuposto o prefeito tem a missão de fomentar a agricultura e pecuária, única fonte geradora de renda primária cujo efeito multiplicador esta bem visível nos estados do Paraná, Mato Grosso, São Paulo e outros que tem uma agricultura forte.
Tarcisio e seu filho dando duro na colheita

 Quero parabenizar o pioneirismo de dois homens  que entrarão para a história deste município, pela visão e coragem que somente os pioneiros e  destemido tem. Estes homens são o Sr. José Nerci Saurim, mais conhecido com Saurim da  elétrica e o Senhor Tarcisio (o melhor assador de porco de machadinho), cuja propriedade fica basicamente dentro da área urbana do município, logo abaixo do loteamento porto feliz.
Saurim   suando na colheita

Estes dois homens e suas famílias se arriscaram em um terreno desconhecido, investindo tempo e dinheiro para fazer o soja, esta importante oleaginosa prosperar por estas paragens. Tive a grata satisfação de ser muito bem recebido nas duas propriedades, durante a colheita e  verificar no campo a verdade inconteste da salvação de nosso município, ou seja, grandes investimentos públicos, através da facilitação do calcário e privado, através do financiamento das lavouras pelos bancos, isto é, se o INCRA, deixar, mas como a garra do povo supera o  inércia do poder público, eu acredito que o pioneirismo destes homens plantou sementes de qualidade em terra fértil que renderá muitos e bons frutos, para o progresso de Machadinho.
As famílias do Senhor Tarcísio e Saurim, muito sucesso, fartura e riqueza ganhada com o suor honesto de vosso trabalho duro no campo,  e não deixem que pequenos tropeços  os esmoreçam porque esta terra precisa do exemplo  de vocês, para incentivar os jovens.





 

Lavoura sendo colhida nas terras do Senhor Saurim e Tarcisio.

MOREIRA MENDES DEIXA PPS



O deputado Federal Moreira Mendes, (PPS), firmou acordo com o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM), para deixar o partido e filiar-se a nova agremiação que esta surgindo o PSD, sob a direção de Kassab. O novo partido de acordo com Kassab, ira para o centro, ou seja, deixará de fazer oposição ao governo como tem feito até agora o DEM e o PPS, e passarão a ser base de apoio ao governo da presidenta Dilma Roussef.
Pelo acordo o Deputado Federal Moreira Mendes será empossado presidente estadual da nova agremiação a ser criada. De acordo com o presidente nacional do PPS, Deputado Federal Roberto Freire, o partido entrou na justiça e ira requisitar o mandato de todos os filiados eleitos que mudarem de legenda no curso dos trabalhos.
Há de se esperar para ver quem vai administrar o PPS em Rondônia, uma vez que o partido não possui mais representação na assembléia legislativa estadual, e poucos representantes eleitos nos municípios.
Em política tudo são nuvens passageiras, que de tempestade se abrem para céu de brigadeiro ou para tormentas pavorosas. É esperar para ver.

terça-feira, 12 de abril de 2011

AMEAÇA DE GREVE NA EDUCAÇÃO

Os vereadores Amauri Valle e Ezequiel Junior, estiveram hoje de manha visitando o SINTEMA, (Sindicato dos trabalhadores em educação de machadinho) fomos recebidos pelo presidente do sindicato, que nos informou que os professores não estão nada satisfeitos com os salários recebidos atualmente e que o PCCS da educação não está sendo cumprido.
Inicialmente estava programada uma paralisação de um dia, mas a intervenção do secretário de educação, "aconselhando" os diretores das escolas, jogou água fria no movimento, mas segundo o presidente do sindicato, só momentaneamente, pois está sendo programado uma reunião urgente da diretoria do SINTEMA, para ser decidido a pauta de reivindicações, em especial o recebimento em dia e os atrasados referentes  as horas extras que não estão sendo pagas, principalmente aos motoristas que vêem trabalhando muitas horas acima do contratado e não recebem as horas extras a que tem direito, apesar das constantes cobranças ao secretário de educação, que empurra o problema com a barriga.
Segundo o presidente do SINTEMA, faz muito tempo que os professores não têm reajustes nos salários que se encontram totalmente defasados, e a exemplo do Porto Velho, onde o Prefeito Roberto Sobrinho reajustou os salários dos servidores em educação em índices que chegam a 21%, aqui em machadinho está se pensando na mesma coisa.
A única certeza é que não dá para fazer educação de qualidade com salários arrochados, e desreipeito aos direitos dos servidores.

URGENTE ASSALTO AO BASA CUJUBIM

Agora pela manha, um bando armado acabou de assaltar o banco BASA no município de Cujubim, ao mesmo tempo em que outro bando assaltava o banco postal no município de Alto Paraíso.
Recebi um telefonema de Porto Velho, dando conta que o Major Enedy, já tinha deslocado um helicóptero para procuraR os bandidos que assaltaram a agencia do banco em Cujubim e na fuga tinham feito reféns inclusive mulheres e crianças.
Esta na hora do município de Cujubim ter o seu efetivo aumentado, pois a agencia bancária daquela localidade já virou cliente dos assaltantes, que todo ano visitam aquela localidade  uma ou duas vezes.
Quando o povo reclama que os ex-governadores   possuem 30 agentes da polícia militar para fazerem a segurança pessoal dos mesmos, muita gente acha que é implicância do povo. O que não podemos aceitar é que 30 mil cidadãos tenham menos direito que dois, afinal os direitos e deveres são iguais, ou uns são mais iguais que outros? 
Afinal se fosse tão perigoso e cruel ser governador, ninguém se canditaria ao cargo e muitos menos faria qualquer coisa para ser reeleito. Temos que repensar muitas coisas que acontecem em nosso estado.

Vereador Amauri pleiteia terreno para bombeiros

Amauri/Reginaldo e Breno visitam comando
O vereador AMAURI VALLE,  atendendo pedido efetuado pelo comandante  do  corpo de bombeiros militar instalados precariamente na cidade de machadinho do oeste, e necessitando construírem sua sede própria, pleitearam ajuda dos membros da Loja Maçônica Pedreiros de Machado e  ao vereador  para intercederem junto ao Ministério Público do Estado de Rondônia, sobre a cessão do terreno localizado na Avenida Diomero Moraes Borba, ao lado  do Campo de futebol, para ser construída a sede própria da corporação.



Vereador visitando o quartel do corpo de bombeiros

O vereador Amauri Valle, visitando o promotor Dr. Anderson, levando a ele o pleito no que foi muito bem atendido,sendo informardo que o ministério público local não tem objeções sobre a doação do referido terreno, e em posse de tal informação o Vereador viajou a Porto Velho, e em audiência com o Dr. Ivanildo de Oliveira, procurador geral do ministério público estadual, que ouvindo o pleito de nossa socieade, mostrou-se favorável a solicitação, e encaminhou o oficio aos procurarodes para que seja emitido parecer sobre o solicitado.


É de suma importância para o nosso município que o referido terreno seja doado para a construção definitiva do quartel de bombeiro, em razão do grande trabalho social e humano desenvolvido por esta corporação, que muito tem contribuído com o bem estar e segurança de nosso povo.
Em nome do povo de Machadinho agradeço aos Membros do Ministério Público Estadual pela sensibilização em relação à doação do imóvel pleiteado e ao comando do corpo de bombeiros, pela preocupação com o bem estar de nossa sociedade.


 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Alcaide e o Ministro - Parte III

Conta-se a boca miúda que a diferença nos gastos em relação aos  tempos  anteriores,  que informavam uma despesa enorme de milho a cada mês, mas que na verdade uma parte não era consumida pelos cavalos, mais vendidos nas tavernas locais ou trocados por outros produtos, por esta razão se explicava a grande economia feita pelas ministras que aboliram tal prática nociva ao povo da pequena localidade, inclusive nos tempos idos as carroças foram todas entregues destruídos ao novo alcaide e  suas ministras das letras. Alias uma vergonha que só não envergonhava quem tinha dado vazão a tal destruição das carroças, pois seu objetivo era assumir o cargo como ser supremo, mesmo que para isto tivesse que pressionar aquele que ele  considerava  incapaz de resistir as suas investidas.
Mas neste tempo,  como a localidade era dividida em regiões e algumas ficavam a certa distância do centro político administrativo, então foi  contratado empresas para recolherem os dejetos humanos, subproduto  natural do processo de urbanização que demandavam sua coleta para ser destinado a guarda em local apropriado e para isto se  contratou uma empresa que possuía uma carroça bem velhinha e fazia até um precinho camarada para o povo daquela longínqua localidade pagar através da autorização  para realizar tal tarefa, que ao que parece que se comentava entre o povo em dia de festa, era que a carroça pertencia a um amigo do amigo do inimigo  do alcaide, mas que isto em nada atrapalhava o serviço que estava sendo bem feito, alias dizia-se que a população até que estava satisfeita, a não ser por uma irregularidade contratual que contrariava a Lei.
“Fábula do alcaide e seu ministro. Alguma semelhança com fatos verídicos é mera coincidência passível de acontecer em qualquer tempo e lugar, uma vez que são personagens imaginários criados pelo autor somente como peça de entretenimento literário, sem qualquer pretensão política ou econômica."

domingo, 10 de abril de 2011

Partidos se preparam para 2012

Vereador Amauri Valle e o Ex- Senador Expedido Junior, em econtro do PR (22)

Sexta feira dia 08 de abril de 2011,  estive presente em Porto Velho, para participar do I encontro estadual do Partido da República, PR 22,  sob a presidência do Ex-Deputado Federal Miguel de Souza, e Vice-presidência do Prefeito de Nova União, meu amigo Luiz  Gomes Furtado, considerado um dos melhores prefeitos do Estado de Rondônia.
Hoje o PR, com sete prefeitos eleitos, cinco vice-prefeitos  é o partido que possui a segunda maior base de executivos eleitos, atrás do PMDB que possui 12. Além dos prefeitos e vice o partido tem  dezenas de vereadores atuando nas câmaras municipais, e um deputado na assembléia legislativa do estado.
O PR, sob a presidência de Miguel de Souza, está estruturando os diretórios municipais para as próximas eleições e irá lançar candidatos a Prefeito e Vereadores em todos os Municípios do Estado  visando preparar o caminho para a eleição de legisladores estaduais e federais  em 2014.
O partido de República PR, é um partido de Jovens que querem mudanças  profundas e estruturais  em nossos municípios, trabalhando com afinco para que as administrações sejam oxigenadas com novas lideranças, que estão capacitadas para trazerem novas idéias e as mudanças necessárias,  que jamais partirão de políticos que criaram estruturas feudais  lutando arduamente para que as novas lideranças surgidas no seio do povo não consigam encontrar campo para implantarem novas idéias e projetos. Com isso a sociedade padece em um estado de torpor, onde  poucos se beneficiam de tudo em detrimento de muitos que sofrem  as  conseqüências funestas de políticas voltada para satisfazer os interesses pessoais e de pequenos grupos, que indiferentes aos clamores populares, dão ao povo algumas migalhas e por isto cobram a eterna gratidão e submissão, como se tivessem retirando de seu próprio cabedal as poucas moedas destinadas à satisfação das grandes demandas sociais.

 Participaram do evento o Senador Valdir Raupp, político de grande expressão e capacidade legislativa, sendo hoje um dos expoentes da política nacional, como presidente nacional do PMDB, participaram também o Deputado Lindomar Garçom, Flávio Lemos, Emerson Castro, Vice Prefeito de Porto Velho e Expedito Junior,  que me disse estar  se preparando para as eleições de 2014, e que são  especulações  suas pretensões em disputar as eleições municipais por Porto Velho, pois suas energias estão sendo canalizadas para 2014.Participou das reuniões o Ex- Deputado Estadual Paulo Morais, e sua esposa,  alem de  Alam Queiroz, candidato a Prefeito por Porto Velho e muitas outras lideranças Estaduais, Municipais e Federais que abrilhantaram o encontro realizado na Câmara Municipal de Porto Velho.
Mudanças são sempre necessárias para o avanço da sociedade.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O ministro e o alcaide. Parte II

Eis que ao ser empossado, utilizou a localidade destinada aos debates para criticar veementemente, o alcaide local, a quem acusava de ser, inepto, incapaz, e outros adjetivos impublicáveis para leitores menores de idade,  dado que o civil eleito estava inconformado, pois apesar de suas ameaças, insistência,  e outras manobras não terem surtido o efeito esperado, ou seja,  ser indicado pelo alcaide para cuidar do ensino das letras, que  tinha sido entregue a umas ministras. Aconteceu que tais ministras incomodavam muito o nobre civil, porque eram inteligentes, honestas e trabalhadoras, inclusive conta-se que as carroças que puxavam os pequenos moradores de suas residências até os locais em que se reuniam diariamente para o aprendizado, passaram a fazer uma economia enorme na ração diária de milho usada pelos cavalos, quase 50% de economia para a mesma carroça em relação ao ano anterior, e o que deixava alguns intrigados, era o fato das carroças fazerem o mesmo trajeto do ano anterior, e isto mostrava a eficiência e honestidade das ministras livremente escolhidas  pelo alcaide, afinal naqueles idos tal cargo era chamado cargo de confiança, portanto só indicado para pessoas do local que fossem competentes e realmente de confiança, o que não era o caso do  pretendente ao  cargo, em quem o alcaide não confiava nem um instante, em razão de no  passado ter  demonstrado não ser pessoa que se pode confiar para cargos que exista muito milho a ser destinado aos cavalos e a outros compromissos.

“Fábula do alcaide e seu ministro. Alguma semelhança com fatos verídicos é mera coincidência passível de acontecer em qualquer tempo e lugar, uma vez que são personagens imaginários criados pelo autor somente como peça de entretenimento literário, sem qualquer pretensão política ou econômica."

Fukushima e Machadinho.

O que pode haver entre Fukushima no Japão e Machadinho em Rondônia? Provavelmente nada, mas certamente o infeliz desastre que se abateu sobre aquela localidade, que foi devastada pelo tremor de terra seguido de tsunami, indiretamente vai refletir sobre a sociedade de Machadinho do Oeste.
Com o violento tsunami, os quatro reatores nucleares da usina elétrica de Fukushima, foram definitivamente avariados e como reflexos, vazou para a atmosfera e para as águas do oceano, grande quantidade de material radioativo, que deixou o mundo em estado de alerta e os ecologistas eco xiitas, em estado de hibernação, ou seja, ao invés de voltarem sua hipocrisia  contra a construção das usinas movidas a energias hídricas, estão  fazendo manifestação contra o uso da energia nuclear, o que favorece  principalmente a região norte, detentora das ultimas reservas hídricas disponíveis em quantidade suficiente para os investimentos exigidos na  construção das hidroelétricas.
Certamente a construção da barragem de Tabajara,  onde será construída a usina de Machadinho, vai deixar de ser sonho para tornar-se realidade concreta, e não sofrerá com os assédios e atrasos provocados pelas manifestações ecológicas contra sua construção.
O povo de Machadinho pode se preparar para a grande alavancagem econômica que beneficiará nosso município, com investimentos diretos superiores a 10 bilhões de reais e a geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fábula do Ministro e o Alcaide. Parte I




Conta-se uma fábula muito antiga, que numa cidade   distante do interior, tinha um alcaide eleito pelo povo, que tinha grande dificuldade em conseguir nomear os seus ministros, pois na coletividade local tinha aqueles que gostavam de se imiscuir nos assuntos do alcaide, ora querendo que a mulher fosse  ministra, ora querendo que o filho, e o que mais o incomodava era um civil que sonhava dia e noite em administrar uma pequena fortuna,  instituída por Lei  em tempos imemoriais e destinada a ser integralmente utilizada no ensino dos pequenos moradores na arte de aprender escrever as primeiras e também as últimas letras.
Conta-se que tal civil não estava satisfeito com a função delegada pelo povo local, que se reuniam em uma espécie de conselho uma vez a cada quatro anos e o elegeram, mas  muitos o associavam  a um peixe muito comum na região, pois o mesmo já tinha causado problemas a uma antiga ministra a quem servira na posição de subalterno, e a tinha traído, - o que era esperado por todos-  mas mesmo assim, o povo acabou por conceder um cargo para o mesmo representa-los. -
Continua.........

" Fábula do alcaide e seu ministro. Alguma semelhança com fatos verídicos é mera coincidencia passível de acontecer em qualquer tempo e lugar, uma vez que são personagens imaginários criados pelo autor somente como peça de intretenimento literário, sem qualquer pretensão política ou econômica."

domingo, 3 de abril de 2011

Resultado da pesquisa.

RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA ANTES DA VOTAÇÃO DO PROJETO.

Você concorda com a contratação de seguranças para o prefeito?

Concordo Plenamente!
5,36% (3 votos)
Concordo Parcialmente!
8,93% (5 votos)
Totalmente Moral e Certo
3,57% (2 votos)
Discordo Plenamente!
39,29% (22 votos)
Discordo Parcialmente!
3,57% (2 votos)
Totalmente Imoral e Errado!
39,29% (22 votos)
Total: 56 votos
Em razão do projeto ter sido retirado de pauta  na hora da votação, o mesmo não foi discutido e nem votado, em função dos votos contrários dos vereadores: CIRILO GUEDES, NILTON CESAR TOSTA XAVIER, AMAURI VALLE, ELIOMAR PATRÍCIO E EZEQUIEL JUNIOR, e ausência da vereadora ILDA EUGENIO,  indicando  uma fragorosa derrota do prefeito, pois o mesmo só tinha dois votos favoráveis.

Em seu discurso inflamado o vereador Cirilo Guedes, justificou a sua oposição ao projeto, em razão de suas conversas ouvindo o eleitor que é manifestadamente contrário a estes gastos.
Como disse o vereador, dá para comprar muitos mil litros de combustível para tocar as máquinas que estão paradas por falta de oleo diesel e gasolina.
Parabéns vereador, vossa excelência demonstrou que está sempre muito atento aos anseios do povo.
Em conversa nos bastidores mais um vereador sinalizou ser contrário ao projeto e que também votaria contra o mesmo.
Os vereadores sendo os legítimos representantes do povo, devem ouvir os seus anseios na hora de votarem os projetos que tramitam pela casa.
Os vereadores que votaram contra ouviram as suas bases, e pelas conversas ouvidas, teve partido cuja presidência indicou  a votação contrária ao projeto, deixando a cargo do vereador a sua decisão, mas sabendo que a executiva era contrária ao mesmo.