segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Diogenes de Sínope ou Alexandre o Grande?

 


Alexandre Visitando Diogenes.
 
 Hoje me levantei as 04h30min da manhã e fui para o sítio trabalhar. Fazia dois anos que não montava um muar e  tocava bois. Fiz isto, subi no lombo de um burro meio arisco, que por pouco não me fez beijar a terra, mas cabra esperto não é pego de surpresa, me mantive firme em cima do lombo do animal.
Foram 20 km de marcha em cima do dito cujo e sob uma chuva torrencial, que  aliado à madrugada, meus 50 anos, e dois anos sem este tipo de trabalho, confesso que senti o peso nas juntas, que doíam, o areio que parecia feito de espinhos, o frio que fazia bater os dentes, mas um momento único para unir o útil ao agradável e fazer algumas reflexões interessantes enquanto os peões gritavam, corriam para cima e para baixo e eu em silêncio no final da boiada onde pouco era exigido.
Com a beleza da paisagem, tempo e bom ânimo, pude refletir sobre muitas coisas, entre elas  política e políticos, que me reportaram ao filosofo grego Diógenes de Sínope, que viveu por volta de 400 a 323 AC. Ele  desprezava as riquezas, andava pelas ruas de Atenas durante o dia com uma lanterna acesa na mão gritando a todos que estava procurando um homem honesto, que encontrando um só entre os atenienses que pudesse ser considerado honesto já estaria satisfeito.
 Nos dias de hoje especialmente neste Brasil maravilhoso, o Filósofo não teria tanto trabalho em encontrar homens honestos.
Diógenes desprezava as riquezas materiais, vivia em extrema pobreza, mas com liberdade total, dizia que Sócrates somente almoçava quando o Rei queria, Diógenes almoçava quando Diógenes queria, pois era totalmente livre.
Na mesma época viveu Alexandre da Macedônia, 356 a 323 AC, mais conhecido como Alexandre o Grande. General habilidoso que na tenra idade subiu ao trono como Rei em lugar de seu pai assassinado.
 Apesar de muito jovem, Alexandre demonstrou extrema habilidade com  as tropas e rapidamente tornou se  general, disposto a dominar o mundo, o que quase consegue, não fosse à vida interrompida aos 32 anos logo após a batalha que conquistou a Pérsia.
Mas o que tem haver o Filósofo Diógenes e o General Alexandre? Quade nada, foram duas vidas diametralmente opostas, que se cruzaram uma vez, cujo dialogo, alias quase um monólogo se bem interpretado pode nos dizer muito nestes dias de grandes atribulações, que exceto as comodidades materiais, pouco se alterou com o passar dos séculos.
Tendo Alexandre ouvido falar do Filósofo que despreza as riquezas, resolveu  visita lo em seu barril que servia de moradia. Ao se posicionar em frente ao filósofo o grande General perguntou se desejava  que ele lhe proporcionasse riquezas e nobreza, ao que  Diogenes lhe diz:  O General  me ajudaria muito se não ficasse em frente do sol, para não fazer sombra em Diógenes.
Alexandre não compreendendo tamanho desprendimento das coisas materiais, afastando se disse: Eu vou conquistar o mundo e depois descansarei. Ao que o filósofo lhe inquire: e o que o impede de descansar desde já? Diógenes descansa quando quer, Alexandre também pode. 
Alexandre partiu e conquistou quase toda a Ásia e o Oriente formando um dos maiores impérios que o mundo conheceu, mas não lhe sobrou tempo para descansar, pois após vencer os Persas, sucumbiu depois de sete dias enfermo provavelmente vítima da febre malária que grassava aquela região do Nilo.
Vendo que o fim se aproximava, Alexandre chama seus generais, para repartir o império conquistado e pedir que  seu ataúde tivesse duas aberturas laterais  para suas mãos ficarem expostas e visíveis e que todos pudessem confirmar que o Grande conquistador chegou ao mundo de mãos vazias e partia dele sem nada levar.
Eis a questão:  a sabedoria está em conseguir o meio termo entre Diógenes e Alexandre. Não viver dentro de um barril em extrema pobreza, mas também não dedicar toda a energia vital para conquistar o mundo sem aproveitar a estada como Alexandre da Macedônia. Eis que nós também chegamos de mãos vazias e partiremos sem nada levar independente do império que tenhamos conquistado ou do barril que nos serviu de abrigo.
Certamente conhecemos e talvez encarnemos ao longo da vida ora Diógenes ora Alexandre, e que  possa eu adquirir a sabedoria de  encontrar o equilíbrio, que provavelmente está no meio entre o Filósofo e o General e, ao partir poder dizer: Valeu a pena pelos amigos e pelo bem que fiz, pelo que amei e fui amado,  pelo que perdoei e fui perdoado e pelo filhos que eduquei.

O meu amigo que ensina muito com sua humildade e largo sorriso.


sábado, 25 de dezembro de 2010

É natal a festa de todos!


Papai Noel trabalhando na noite de natal.
 Que dia maravilhoso 25 de dezembro, dia esperado com ansiedade por milhões de crianças e adultos do mundo todo.
A data que comemoramos a natividade do redentor foi tomada de empréstimo das festividades pagãs do império Romano, onde se comemoravam no mês de dezembro festas dedicadas a agradecer as colheitas, especialmente  ao solstício de inverno.
Para facilitar a conversão e aceitação de Jesus Cristo pelos povos antigos, que adoravam os deuses pagãos, a incipiente Igreja Católica tomou de empréstimo datas de festividades já existentes e comemoradas pelos povos que habitavam os domínios do império romano e as adaptou.  Até hoje milhares de anos depois, nós as comemoramos com intensa e renovada alegria.
Natal é o momento que inconscientemente aguardamos para nos desfazermos das tristezas e desavenças havidas durante o ano que passou e termos motivos e oportunidades de nos confraternizar esquecendo o passado e focando nossas energias no futuro.
Como os primeiros cristãos que comemoravam o nascimento do Senhor Jesus, que veio trazer a boa nova de paz entre os homens de boa vontade  e os antigos romanos que comemoravam o nascimento do novo sol, que  fertilizaria as terras e traria fartas colheitas, hoje nós utilizamos esta data festiva e única para fertilizar velhas amizades, fazemos novas, lembrando o exemplo do menino Jesus, procurar e pregar a paz entre os homens de boa vontade.
FELIZ NATAL A TODOS, QUE A PAZ DO CRISTO RESCUSSITADO ESTEJA EM VOSSOS LARES, QUE O ANO DE 2011 SEJA REPLETO DE SAÚDE, SEGURANÇA, SABEDORIA E ALEGRIA NAS FAMILIAS E NA SOCIEDADE.
São os votos de: Amauri, Ana Paula e Piettrus Valle.

Papai Noel visitando a minha casa.


sábado, 18 de dezembro de 2010

Presidente da Assembléia, quem será?

Acompanhando atentamente o desenrolar da batalha travada nos bastidores da política do Estado, em relação à eleição da mesa diretora que comandara os destinos da Assembléia Legislativa nos próximos dois anos, tirei algumas conclusões obvias e outra não tão obvias assim.
Em primeiro lugar, se observa uma luta de gigantes, para ter em mãos o orçamento de aproximadamente 133 milhões de reais, destinados a manter os 24 deputados eleitos e os assessores que compõe as respectivas bases política nos municípios, seus redutos eleitorais, além dos servidores estatutários que mantém o funcionamento daquela casa de leis, e outras nuances do dia a dia de um órgão de tamanha complexidade.
Será uma luta de titãs, pois o que está em jogo não é só a gerencia desta imensa fortuna, certamente não desprezada pelos pretendentes ao cargo, mas o segundo poder do Estado nas mãos.
Na verdade, é uma disputa acirrada pelo poder puro que alguns usarão de forma maquiavélica, como muito bem explanou em seu discurso de posse um dos deputado eleito, outros, como meio de proporcionar melhorias à sociedade. De qualquer forma uma luta obstinada para se tornar o segundo homem mais importante e poderoso do Estado, isto não é pouco, tenham certeza, abala os nervos e desperta a cobiça em muitos homens.
A sensação é de uma luta do "bem conta o mal", este representado pelo  que de mais nefasto existe na política, a vingança na forma de oposição intransigente, totalmente voltada à criar dificuldades para vender facilidades, ou  criar dificuldades para  defender a tese de que: “Quanto pior para o gestor, melhor para o opositor", que tem o seu passe valorizado para futuros pleitos, afinal é fácil fazer discursos apontando defeitos, mas  difícil demonstrar as próprias qualidades sem ofuscar ninguém,  por outro lado, é o poder utilizado com instrumento agregador, de melhorias na vida do povo a qual representam.
O governador eleito, apesar de aparentemente  não demonstrar interesse em se envolver diretamente na  eleição da mesa diretora da assembléia deveria urgentemente tomar para si, com a valiosa ajuda do experiente Senador Valdir Raupp, deputado federal Moreira Mendes e Marinha Raupp, não desprezando a firme disposição do atual presidente Neodi Carlos, (PSDC), em colaborar com o Governador, e de um grande conhecedor dos meandros da política de bastidores, o  Vice-presidente nacional do PSDC, Senhor Edgar Toniel, alias hoje sem dúvidas o melhor nome para chefiar a Casa Civil.
Do chefe da Casa Civil se exige profundo conhecimento do funcionamento de todas as secretarias, estar acostumado ao transito, ego e necessidades básicas dos deputados, que tem nela o elo de ligação e das boas ou más relações entre o Governo e os Deputados, por isto a importância de um nome preparado para espinhosa missão.
Como o novo Governador está pautando suas indicações pelos currículos dos candidatos, o preferido por alguns nomes do governador eleito, tem todas as credenciais para isto, exceto a aprovação do Ex-Governardor, que conhece a competência do ilustre cidadão, portanto não chancelaria tal indicação com a mais absoluta certeza, que o diga o atual Presidente da Assembléia.
Para o cargo de presidente da assembléia legislativa, alguns nomes ponteiam na imprensa, como os preferidos pelo governador eleito, por exemplo, o Deputado Adelino Follador (DEM), que já foi Prefeito de Cacaulandia por três vezes, secretário de agricultura no mandado do Dr. Confúcio Moura, quando prefeito, Deputado Edson Martins (PMDB), ex-prefeito de Urupá, ou talvez Saulo Moreira (PDT), atual presidente da câmara de Ariquemes.
Mas todos estes nomes esbarram na pouca experiência política fora de suas pequenas bases eleitorais, o que indica que para combater o bom combate contra os cinco cavaleiros do apocalipse tem um homem que pode enfrentar e vencer a batalha, para bem do povo e do novo governo, pois o mesmo demonstrou que capacidade para isto demonstrou que tem.
Dentro em breve mais uma analise com os fatos dos bastidores da política do estado, e de mais nomes para ser ou continuar a presidência de casa, um nome preparado  e com a disposição necessária para que o governo eleito possa enfrentar com segurança e tranquilidade esta difícil fase de transição.







sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A diplomação dos Eleitos.



Vereador Amauri Valle, Deputado Neodi na diplomação
A diplomação dos Deputados Estaduais e Federais, Senadores, do Governador eleitos, e de seus Suplentes foi uma festa da democracia, em especial para  o Estado de Rondônia.
A diplomação dos eleitos para o período 2011 a 2014, foi realizada pelo TRE, nas dependências da Quéops, foi muito concorrida, sendo que a procura por convites foi incrivelmente disputada.
A festa  de entrega do diploma aos eleitos, reconhecendo a condição de representantes do povo para os  Deputados Estaduais e seus suplentes, os  Deputados Federais e seus suplentes, os  Senadores e seus suplentes, o Governador e seu Vice, foi um momento de grande alegria.
Era visível a satisfação no rosto dos diplomados, que receberam a procuração dos eleitores, para que comandem o nosso destino por quatro anos, especialmente neste momento especial para o Estado de Rondônia, com seu crescimento acelerado, especialmente a capital Porto Velho, que iniciou o processo de industrialização de sua economia, mesmo que incipiente ainda.
Após a entrega dos diplomas, e muitas, mas muitas fotos foram concedidas à palavra ao Deputado Valter Araújo, que por ter sido o mais votado representou o parlamento estadual, discursou agradecendo a Deus, dizendo de sua importância, citando em seu discurso o celébre Filósofo florentino  Nicolau Maquiavel (1469-1527), autor do livro O Príncipe.
O nobre deputado lembrou aos presentes que o florentino pregava que os políticos devem fazer o MAL DE UMA SÓ VEZ, e o BEM AOS POUCOS, para que o povo fique na dependência de receber sempre pequenos favores, citando também Maquiavel que  afirmava, para alcançar o poder tudo é permitido: a perfídia,  corrupção,  roubo, violência,  espionagem, conluios, conspirações, e que os meios utilizados pelos políticos se justificam pelos fins a ser alcançado, mas muito bem lembrou o Excelentíssimo Deputado, que ele como homem temente a Deus, e digno representante do povo, pautava seus atos pelos altos ideais do homem de bem e preocupado com o bem estar daqueles que o elegeram e de toda a população do Estado de Rondônia, a qual era representante.
Em seguida foi concedida a palavra a Deputada Federal Marinha Raupp, que por ter conseguido   mais de 100 mil votos, falou em nome dos demais. Agradeceu a Deus pela oportunidade  concedida, ao povo de Rondônia que lhe propiciou tão expressiva votação,  afirmou que em Brasília vai  continuar se dedicando de corpo e alma a causa deste povo maravilhoso, contava com o apoio dos outros sete colegas eleitos, oferecendo-se, para juntos  trabalharem para  que cada dia seja melhor ao nosso Estado, foi aplaudida em pé e ovacionada pelos presentes demonstrando a sua popularidade.
Após as palavras da digna  Deputada, foi franqueado o microfone ao Senador Eleito e ex-governado, Excelentíssimo senhor  Ivo Narciso Cassol, agradeceu com veemência os seus familiares pelo apoio concedido durante os dias árduos da disputa,  a Deus que lhe oportunizou aquele momento, ao povo de Rondônia por ter-lhe concedido o privilégio de representá-los no senado federal, se comprometendo a trabalhar pelo melhor desta terra, foi aplaudido e posou para as fotos.
Imediatamente foi franqueada a palavra ao Senador reeleito, Excelentíssimo senhor  Valdir Raupp de Mattos, que ao subir para uso da palavra, foi ovacionado em pé pela platéia de centenas de eleitores em um barulho ensurdecedor de palmas e gritos, deixando o nobre parlamentar emocionado pelo carinho recebido das centenas de pessoas presentes no recinto.
Agradeceu os milhares de votos recebidos que retribuiu na urna a atenção dedicada aos 52 municípios de   estado, atendendo juntamente com sua esposa a deputada Marinha Raupp na medida do possível, as necessidades dos prefeitos e vereadores, alias, foi o único parlamentar que agradeceu a presença de prefeitos e  vereadores ao evento, obrigado Senador.
Logos após suas palavras subiu ao palco o Governador eleito Dr. Confúcio Aires de Moura, recebido pelo povo presente de maneira calorosa e  afetiva, sendo aplaudido por alguns minutos, demonstrando com isso o carinho que o povo de Rondônia tem pelo seu novo Governador, como sempre demonstrou pelas autoridades constituidas, afinal o povo deste Estado respeita seus lideres.
Em seu discurso, o governador enfatizou as dificuldades da campanha, que feita com poucos recursos, demonstrou que o povo compreendeu sua mensagem, disse que nem no mais recôndito de seu ser, algum dia sonhou em ser Governador do Estado, mas que pelas graças do criador, ali estava eleito e não iria decepcionar os eleitores, trabalhando com determinação para melhores dias, para os filhos desta terra generosa.
Reconheceu o trabalho do ex-governador, afirmou  que vai trabalhar com afinco para que este Estado continue a sua saga de Estado destinado a ser um dos grandes do Brasil. O Governador lembrou aos presentes às condições deploráveis que se encontra a saúde especialmente o hospital João Paulo II, que mais parece um deposito de homens e mulheres que um centro destinado a cuidar da saúde do povo de Rondônia. Afirmou  que assim que assumir colocará em pratica o que viu em outros estados, aplicados à saúde e estão dando certo.
Apos os discursos, foi o momento de cumprimentar todos os eleitos e parabenizá-los pelo novo mandato, em especial o deputado de Machadinho do Oeste, que estava com sua família e destilando alegria, alias alegria era o que não faltava naquele evento.
A todos os eleitos que o criador seja propicio e que nunca se esqueçam o compromisso com o povo que os elegeu. Que assim seja!
Presidente da assembléia, deputado Neodi, sua família e o Vereador Amauri Valle, festa da diplomação dos eleitos



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Visita ao Deputado Neodi.




Deputado Neodi e Vereadores de Machadinho do Oeste
 
O Vereador AMAURI VALLE (PR) presidente da Câmara, Ezequiel Junior (PSDC) 1º Secretário, Eustácio (PSL) 2º Secretário e Cirilo Guedes (PMDB), estiveram na capital Porto Velho, para tratarem de assuntos do interesse do Legislativo Municipal, participarem da diplomação dos deputados, senadores e governador eleitos e visitarem o presidente da assembléia legislativa estadual, Deputado Neodi Carlos, (PSDC).
Fomos muito bem recebidos pelo chefe de gabinete o senhor Edgar Toniel, conhecido como Edgar do Boi, que nos anunciou, imediatamente fomos recebidos pelo Excelentíssimo Senhor Neodi Carlos que  ouviu dos vereadores, agradecimentos pelo trabalho desenvolvido frente ao parlamento estadual,  moralizado em sua gestão, influenciou as câmaras de vereadores  a exemplo de Machadinho do Oeste, que devolveu ao Prefeito, R$ 200.000,00 ( duzentos mil reais), que foi investido na recuperação dos buracos existentes nas principais ruas e avenidas para que fosse aplicado a lama asfáltica.
Aproveitando o ensejo da visita, os vereadores pediram ajuda ao  município na forma de emendas destinadas a melhorias na cidade e no campo,  especialmente as destinadas à aquisição de tanques de resfriamento de leite, tratores agrícolas,  manutenção e conservação de estradas vicinais.
O deputado,  mostrou-se solicito com as revidicações dos vereadores, indicou-nos que no próximo ano, a partir da posse do novo governador, irá fazer o possível para ajudar a população de Machadinho do Oeste destinando para  o município as emendas que forem possíveis.
Agradeceu a visita dos Edis, nos convidou para nos fazermos presentes e prestigiamos a festa de diplomação que iria acontecer a partir das 17 horas.
O convite foi aceito de imediato, após termos agradecidos a calorosa  recepção, mesmo tendo o deputado muitos afazeres,  especialmente porque estava sendo encerrado o ano legislativo da casa de leis estadual, nos dirigimos para o evento que foi muito bonito e proveitoso.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Doce sabor da missão cumprida.

Hoje, dia 13 de dezembro, presidi a última sessão legislativa  municipal de minha vida. Foi  espetacular, pois tive a certeza absoluta que esta legislatura, a 6ª, fez toda  diferença. Agradeço a mesa diretora que administrou comigo estes dois anos, o Vereador Eleomar Patrício como Vice-presidente, o Vereador Ezequiel Junior, como  eficiente primeiro secretário, e o vereador Eustácio como segundo secretário, alem dos demais Edis,  Vereador Ronaldino, Cirilo Guedes, Nilton César, Lourival José e Ilda Eugênio, que foram grandes colaboradores durante o meu mandato a frente do legislativo municipal, sempre apoiando  e votando favorável a  todos os projetos de interesse da população.
Agradeço ao povo de Machadinho que sempre me prestigiou, se fazendo presente as sessões nas segundas feiras, que nestes dois anos nunca teve o plenário vazio.
Agradeço especialmente aos servidores do legislativo que me auxiliaram para que o mandato fosse tranqüilo e sem percalços, pela dedicação, honestidade e seriedade nos trabalhos.
Hoje encerramos a primeira etapa de nosso mandato, e vamos sair de cabeça erguida, pois este legislativo fez a diferença, analisando todos os projetos do executivo, e votando com convicção democrática, sem pedir nada em troca, a não ser a seriedade dos gestores.
O legislativo municipal de Machadinho trabalhou com seriedade, o que possibilitou que fossem conquistados muitos avanços, com  grande economia de recursos, sendo possível devolver ao executivo a quantia de R$ 228.000,00 (duzentos e vinte e oito mil reais) que foi investido em tapa buracos e lama asfáltica no ano de 2009.
Economia nos gastos que possibilitou a aquisição de dois terrenos com 1.610 metros, onde esta sendo erguido o prédio do legislativo municipal, uma obra magnífica com 980m2 de área construída, sendo projetado pelos melhores arquitetos e engenheiros de Rondônia.
A construção que se encontra em estágio avançado, foi possível graças ao empenho de todos os Edis, que economizaram na dotação orçamentária, possibilitando que a obra pudesse ser tocada mesmo com um orçamento mensal de  aproximadamente R$ 105.000,00 para cobrir todas as despesas e ainda economizar para investimentos.
Encerrando o trabalho como presidente, em 31 de dezembro,  vou dar inicio o trabalho como vereador, em primeiro de janeiro,  o ano que vem vai ser o ano, de fiscalizar a saúde ao pé da letra, acompanhando de perto todas as licitações do hospital. Você concorda não é mesmo secretário?  Principalmente aquele abandono que esta a unidade de saúde após a saída do senhor Francisco Prudêncio que entregou a um secretário que gastou 8 milhões na saúde e  não  consegue comprar um equipamento de 300 reais para funcionar o centro odontológico, sem contar no matagal que se encontram os postos de saúde, a invasão de morcegos,  ar condicionado que não funcionam, enfim o abandono que se encontra a saúde de Machadinho do Oeste, também pudera    não poderia ser diferente.
Infelizmente os médicos, enfermeiros, e servidores, da saúde  tem boa vontade se viram como podem, apesar do salário, mas quando não se tem administração, não é o servidor que vai ditar os rumos, afinal o servidor não assina, não autoriza, não viaja toda semana etc e tal.
Boa sorte em 2011, Senhor secretário, porque vai ter muito trabalho pela frente e muita fiscalização do vereador Amauri Valle.
Ah! antes que me esqueça, já foi convocada eleição para a presidência do conselho de saúde, porque teve sabidão que acabou com o conselho, mas ele vai voltar a funcionar o ano que vem e vai fazer o seu papel, que é cobrar resultado e fiscalizar o trabalho do secretário de saúde.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Governador João Cahulla em Machadinho

    

Neodi, Cahulla, Amauri Valle

Neste dia 10 de dezembro   o Governador João Cahulla, esteve em Machadinho do Oeste, para prestigiar o Deputado Neodi Carlos de Oliveira, e foi   que obteve junto ao governador a liberação de três tratores New Holland  traçados  TL 75, acompanhados de carreta e grade aradora; realmente uma beleza de máquina, que se bem utilizada,  pode proporcionar aos associados   um grande incremento na atividade  produtiva do  campo.

Em uma bonita festa, onde esteve presente o Presidente da Câmara  Vereador  Amauri Valle ( PR), os vereadores Ezequiel Junior, Ilda Eugênio e Eutácio Salomão,  alem de autoridades municipais e muitos produtores rurais, que foram prestigiar a entrega dos tratores  para a associação do Edílson na Ma 63, da Dona Vera na Ma 28 e do Flávio na Ma 28 Pé de galinha.
Os produtores beneficiados pela emenda parlamentar e contemplados com o trator recebido  estão de parabéns,  que façam bom uso, porque não é fácil conseguir estes equipamentos que custam caro, portanto poucos podem ser contemplados a cada ano.
Além dos tratores, foi entregue pelo governador Cahulla, através de solicitação do deputado Neodi, quinze tanques de resfriamento de leite, sendo treze de mil e quinhentos litros e dois de mil litros de capacidade nominal de armazenamento e resfriamento, aumentando em  21.500 a capacidade diária de resfriamento em mãos dos produtores de Machadinho, que representa aproximadamente 30 por cento da atual produção leiteira.
Em seu discurso o Vereador Amauri Valle, Presidente da Câmara, elogiou o Governador por ter atendido a emenda do Deputado Neodi, para entrega dos tanques de leite , que a seu ver é o melhor investimento que o deputado e o governo pode fazer em relação ao homem do campo,  pois não só é um bem que proporciona melhorias na renda média das famílias beneficiadas, pelo aumento no preço pago pelo laticínio ao leite resfriado, como melhora automaticamente a qualidade de vida dos trabalhadores favorecidos,  que a partir da instalação do tanque, não tem necessidade de levantarem de madrugada para a lida,  caso contrário o caminhão passa e os tambores ficam na beira da estrada, perdendo o trabalho do dia.
A partir da instalação dos tanques, o produtor passa a administrar melhor o seu tempo na propriedade, pois se acordar e a chuva abençoada estiver caindo, pode programar para iniciar os trabalhos mais tarde, que não tem qualquer problema, pois a entrega do leite estará garantida e o recebimento dos reais também.
Alem da grande capacidade de armazenamento individual de cada tanque, o que proporcionará mais segurança, ainda ajuda agregar mais produtores no mesmo tanque. Aliado a isto, os tanques são de excelente qualidade,  produzidos por uma das empresas mais conceituadas mundialmente, na produção de equipamentos de aço inoxidável destinado a atividade leiteira.

Neodi, Cahulla, Amauri Valle

O Vereador Amauri Valle, disse esperar que o governador eleito, Dr. Confúcio Aires Moura, tenha o mesmo carinho com o povo do campo, que é a base do crescimento do estado de Rondônia e especialmente de Machadinho do Oeste, portanto esperamos para os próximos anos a entrega de centenas de tanques de leite, aos nossos produtores, pois temos certeza que o deputado Neodi estará lá para pedir e cobrar a liberação de emendas destinadas a melhorar a vida do homem do campo, dando continuidade aos investimentos na agricultura.

sábado, 4 de dezembro de 2010

CEMITÉRIO QUE HORROR!!

Para mim, o cemitério, campo santo, local de descanso eterno, etc, deveria ser um local de respeito, pois ai repousa em eterno silêncio, os nossos entes queridos, e nós os humanos, somos os únicos seres vivos que cultuamos a memória dos antepassados, e principalmente o respeito ao corpo sem vida que depositado na terra, no tumulo, no gavetário ou em  vistosas capelas, nos  faz lembrar que ai jaz alguém que viveu, sofreu, teve alegrias e tristezas, amou e morreu, trazendo-nos a lembrança da nossa finitude terrena.
Em quase todas as civilizações, em especial no mundo cristão-ocidental, costuma-se visitar o local de sepultamento dos entes queridos, e por isto o cemitério, deve(ria) ser um local bem cuidado, bem zelado, respeitado, ou seja, um local onde pudéssemos sentir que os nossos entes continuam a ser tratados com respeito e dignidade, mesmo apos a passagem terrena, em especial que respeitamos a dor do vivos que ficaram.
Portanto o campo santo deveria ser tratado com um pouco mais de respeito, o que não acontece em Machadinho do Oeste, onde o cemitério é tratado como se nunca fossemos fazer parte daquele território,, mas do qual inegavelmente, ou melhor, com a mais absoluta certeza um dia iremos fazer parte, uns mais tarde, outros talvez mais cedo que gostariam.
Eu particularmente me sinto indignado com o desrespeito daquele local, e sou acompanhado na minha indignação por outros vereadores em especial pelo vereador Cirilo Guedes que também não se conforma com o desrespeito e abandono, cobrando com veemência uma solução por parte do Prefeito Municipal, mas infelizmente nem o vereador Cirilo, nem o vereador  Lourival, nem o Vereador Amauri, que sempre cobram em tribuna uma solução, foram atendidos.
A minha indignação com o descaso ao cemitério municipal de Machadinho, vem de longa data, mais exatamente há 17 anos, quando aqui cheguei e fui visitá-lo, e minha revolta foi tanta, que mesmo sem poder, pois estava iniciando a minha vida aqui, fui até uma cerâmica em Jaru a adquiri 40 mil tijolos para murar o local, pois o caminhão do lixo transitava pelo meio, sem contar que por estar muito próximo a selva, pois naquele tempo a floresta chegava até próximo ao lixão, e por isto os tatus, se banqueteavam quando alguém era sepultado na terra, e isto não era legal.
 Então propus ao prefeito da época que compraria todos os tijolos para murar o campo santo, mas como a "falta de recursos"  ou de comprometimento com a sociedade de Machadinho, e as desculpas velhas e novas dos ocupantes da cadeira executiva vem de longa data, o local ficou com o muro pela metade, e isto apos muita discussão, em especial com o secretário de obras da época e como o prefeito, que alegavam não ter recursos para contratar a mão-de-obra para assentar os tijolos,  certamente estavam certos porque uma das laterais o serviço foi iniciado e ficou pela metade até hoje.
Este ano propus emenda ao orçamento municipal, destinando 32 mil reais para construir um abrigo mortuário no centro do cemitério para que os familiares tenham um local descente, para dar o último adeus aos entes queridos, sem terem que torrar ao sol, ou sair correndo para se proteger da chuva, em total desrespeito aos vivos e ao morto.
Mas resumindo, hoje ao visitar o local me deparei com a braquiaria com quase um metro de altura, encobrindo as sepulturas  de forma vergonhosa, que espero o senhor prefeito solicite ao secretário de obras  que tome providencias urgentes para tornar aquele local um pouco melhor,  que é o mínimo que os vivos desejam.
Que sejamos ouvidos

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O DOCE SABOR DO CARGO DE PREFEITO!

Aguardemos e meditemos profundamente!!!!!!!
Engraçado a vida de políticos, eternamente insatisfeitos com o posto já alcançado, e eternamente despreocupados com os eleitores, a não ser, é claro, 90 dias antes das eleições, quando juras de amor eterno são lançadas aos quatro ventos.
Promessas e mais promessas, de trabalhar diuturnamente para o benefício da população, e de toda a cidade, com aquela determinação férrea e pétrea de patrocinar emendas e mais emendas para que o povo não fique sem estradas, sem tanques de leite, sem maquinas de arroz e café, sem farinheiras, e de vez em quanto um trator aqui outro trator ali, e quem sabe até um caminhão.
Tudo muito ótimo, se não fosse o fato que mal acaba a eleição, nem as contas foram julgadas, nem posse tomaram e já vemos um movimento frenético de deputados recém eleitos querendo ser prefeitos dos seus municípios, porque será?  Difícil compreender, e por isto que devemos exigir mudanças na legislação eleitoral, afinal eleições a cada dois anos, por qual razão? do ponto de vista do eleitor nehuma.
Existem rumores, que deputados recém eleitos estão planejando a volta triunfal aos seus municípios como candidatos a prefeito, em MACHADINHO DO OESTE, Cacoal, São Francisco, Vilhena, Ariquemes, Pimenta Bueno,  Porto Velho Ji-paraná  e talvez outros mais, sem contar que praticamente todos os candidatos a deputados, amejam serem prefeitos de suas cidades.
Vamos combinar  ex-deputado, ex-governador, ex-prefeito, candidato derrotados a cargos legislativos e executivos a nível estadual e legislativo a nível federal, planejar disputar um cargo no executivo municipal, se justifica, pois estão desempregados mesmo, então está ai uma ótima oportunidade de voltar à vida pública através de um cargo eletivo, e quem sabe disputar novamente as altas esferas na próxima eleição, afinal  político tem que ficar em evidência sempre senão é esquecido pelo povo rapidamente, temos em nosso estado muitos exemplos de grandes lideres que ao serem destronados perderam rapidamente o encanto do povo.
Mas o que move um deputado eleito, com campanhas milionárias, abandonar a tão sonhada e almejada assembléia legislativa antes de ter cumprido a metade do mandato para o qual  pediram e receberam votos, abandonarem tudo, inclusive e os seus eleitores, e se arriscar em uma campanha para prefeito de um município do interior.
Certamente o modelo de eleições a cada dois anos, no meu ponto de vista, é um grande problema para  o povo. A cada dois anos se gasta somas gigantescas de recursos, em campanhas milionárias, e junto vêm todos os desgastes de ver os processos encerrados e reiniciados no meio do mandato.
A partir de Janeiro, teremos Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, eleitos, e alguns reeleitos, mas os prefeitos estão no meio do mandato, onde investiram muito tempo e dinheiro dos contribuintes para fazerem uma base de apoio, que em muitos casos foi totalmente perdida nestas eleições, obrigando os alcaides e iniciarem o processo do zero.
No Brasil não se prima de praticidade e pelo melhor para o cidadão, mas sim o que é melhor  para os que representam o povo, invertendo-se o processo, que na democracia, tem o povo como o principio de tudo e para quem retorna todos os benefícios públicos.
Quem sabe com o tempo e a melhor compreensão de nossos  direitos, não passaremos a exigir mudanças drásticas na forma como a política é feita hoje.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MEUS AGRADECIMENTOS!

Agradeço ao povo de Machadinho do Oeste, que depositaram sua confiança em mim, elegendo este homem simples  do povo, com 913 votos, a maior da história deste município, pois que almejavam mudanças e compreenderam a mensagem de minha campanha.
Quando do inicio de minha campanha para uma vaga ao legislativo municipal, deixei claro a todos  que se  eleito fosse, não me prestaria ao desserviço à sociedade de brigar para  "arrumar" empregos em cargos de livre nomeação, a quem quer que fosse, sejam eles na câmara, seja pedindo ao prefeito municipal,  afinal não venderia a minha consciência e minha voz em troca de um voto, pago com um emprego.
Penso que fui compreendido em minha proposta de trabalho, pois que nunca fui procurado para tentar “encaixar” alguém com alguma portaria, o que me causaria enorme desconforto; dado que isto certamente seria motivo de constrangimento quando fosse necessário usar as prerrogativas de meu cargo  para dizer não se necessário, fiscalizar e apontar e cobrar o executivo.
Mas a  experiência legislativa como presidente da casa, foi especial, porque tive a oportunidade de apreender com os seus servidores que demonstraram ter uma grande responsabilidade e preocupação com a seriedade da coisa pública, especialmente a servidora Divani Nunes, meu braço direito e esquerdo, como diretora financeira, pela sua competência, honestidade, seriedade e comprometimento com o trabalho sério e correto.
O servidor Sidney de Brito, pela sua dedicação inacreditável ao trabalho como vigilante daquela casa, e a  tempos sendo preparado para assumir a CPL, como pregoeiro, tendo demonstrado uma capacidade especial de aprendizado e dedicação, sendo o meu braço direito como fiscal incansável da primeira etapa da obra de construção da nova sede da câmara de vereadores de Machadinho do Oeste, nada deixando passar, atento ao menor erro, displicência ou desperdício de material por parte do construtor.
Ao Senhor Lago Rios Fontes Penafiel, contador do legislativo, pela sua honestidade, seriedade e preocupação com os mínimos detalhes dos empenhos e a todos os pagamentos efetuados pelo financeiro, em especial com o Tribunal de Contas do Estado, não tendo perdido um único prazo de entrega dos balancetes e outros documentos exigidos.
Ao procurador  Jurídico da Casa, o Dr. Ronaldo do Couto, com quem aprendi muito neste período, pela sua paciência oriental, pela gentileza no trato com as pessoas, preocupado em garantir que todos os pareceres jurídicos fossem dados ao fumo do melhor direito, tornando o meu trabalho e das comissões, muito fácil de ser executado, pela certeza que nos seus pareceres estaria a certeza que  não estaríamos aprovando leis inconstitucionais ou com vícios que as tornassem nulas ou prejudicassem os cidadãos deste município.
Ao Controlador Geral, Senhor Genilson, que após muita conversa, e cursos, levou a sério seu importante trabalho de analisar os processos e apor o seus pareceres, para que  o  financeiro, jurídico e contábil pudessem ter certeza da legalidade de nossos atos.
A Secretária da Presidência a Senhora Gislene, que foi   exemplar durante todo este período, atendendo as centenas, talvez milhares de cidadãos que passaram pela minha sala, e que antes foram recepcionados sempre de maneira cordial e solicita com um largo sorriso no rosto, marca registrada da grande e solicita servidora.
A Claudete,  que manteve a minha sala sempre brilhando e cheirosa, com seu trabalho dedicado   a manutenção da limpeza, além de servir um maravilhoso café todas às segundas feiras nas sessões lotadas deste Legislativo.
A Elite Alves, pela sua paciência, organização e preocupação  com a limpeza dos gabinetes e  plenário sempre auxiliado pela dona Lena.
Ao Daniel, Genivaldo e Sidney, que vigiaram com extremo zelo o prédio do legislativo, garantindo a segurança patrimonial da casa, apesar dos muitos contos da existência de seres imateriais e fantasmagorricos,  não arredaram pé do recinto das 18 a 5 horas da manha, de domingo a domingo.
A Tatiane, que conhece todas as conversas dos vereadores, não se cansando de ouvir nossos discursos, para com competência lavrar as atas com os diálogos.
Ao Denilson, que sempre magrinho de tanto rir e correr prá lá e prá cá com a moto, ou andando, para entregar documentos na prefeitura, ou as centenas de convites que o legislativo enviou convidando ou comunicandos as instituições e pessoas,  e que de maneira solicita, nunca perdeu os prazos e nunca deixou de entregar um pedido sequer, obrigado Denilson pelo seu trabalho.
Finalmente ao Senhor José Marciano, que foi um grande amigo e conselheiro, sempre me orientando em como um pai dedicado, passando todo o seu conhecimento adquirido durante os muitos anos dedicados ao trabalho junto a políticos importantes de Mato Grosso, mais precisamente Cuiaba, e a sua família, especialmente sua filha, que sempre colaborou nas sessões solenes da câmara.
Aos assessores dos vereadores, em especial o Reginaldo do Gabinete do Seu Cirilo, a Bruna do gabinete do seu Lourival, e o Raimundo e Elizangela, a mulher mais tranquila e sorridente que já vi, que atendem o gabinete do vereador Ezequiel Junior,  que se fizerem presentes todos os dias da semana, contribuindo para que o legislativo voltasse a ser respeitado pela sociedade, pois a qualquer tempo que os cidadãos se dirigem ao recinto da casa, hão de encontrar o gabinete dos vereadores aberto e seu assessor para recebê-los de maneira gentil e cordata.
Aos Edis, que exercerem com denodo o papel para o qual foram eleitos, se respeitando e me respeitando,  entendendo que as nossas discordâncias na tribuna da casa, é uma prerrogativa democrática que deve ser respeitada, nunca levando para o lado pessoal às posições contrárias.
Aos meus amigos Eleomar Patrício, vice presidente, Ezequiel Junior, Primeiro Secretário e Eustácio Roberto Salomão, Segundo secretário, componentes da mesa diretora, que me deram apoio nestes dois anos, possibilitando que o trabalho pudesse ser desenvolvido com  tranqüilidade.
A minha esposa Ana Paula Sandes Siqueira, que trabalhando como voluntária, foi meu baluarte nestes dois anos, pelo seu trabalho  dedicado, pela sua organização, pelo seu conhecimento profundo do regimento interno e lei orgânica do município, e principalmente por conhecer todos os meandros  do legislativo municipal, o que muito me facilitou a vida e acelerou o meu aprendizado técnico, a voce minha esposa, "muito obrigado"!
Ao povo maravilhoso de machadinho do oeste, que se fez presente em todas as sessões realizadas nestes quase dois anos de trabalho, mantendo o plenário sempre cheio, demonstrando a maturidade do eleitos, dando apoio às decisões dos Edis quando acertadas, e criticando quando errôneas, possibilitando com  isto que nosso trabalho pudesse ser auferido por aquele que é o maior interessado, o povo.
A todos estes muito obrigado pela oportunidade única de aprendizado que foi ter convivido  e trabalhado com estes homens e mulheres sérios e honestos,  comprometidos e compromissados  com na coisa pública, que demonstraram ser possível, trabalhar de maneira séria e honesta, a meu ver,  condição sine qua non  para que os recursos públicos difíceis e escassos, sejam bem investidos em prol da comunidade, de quem em ultima instancia emana todo o poder e a quem devemos prestar contas como gestores dos dinheiros  que nos foi confiado e não nos  pertence a não ser nosso quinhão como pagadores de impostos.